A expressão ‘educação integral’ comumente leva ao pensamento sobre o tempo em que o aluno fica na escola. Contudo, significa muito mais do que isso. O período integral oferece a extensão do tempo em turno e contraturno escolar, ou seja, durante metade do dia, os alunos estudam as disciplinas do currículo básico, como Português e Matemática, e o outro é utilizado para atividades extracurriculares de múltiplas aprendizagens, como inglês, artes ou esportes.
A finalidade da proposta é reorganizar os espaços de aprendizagem, incluindo no currículo atividades que auxiliem no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do estudante.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica Claudia Ayres Paschoalin, a Escola Integral é uma oportunidade de o aluno estar imerso em diversas atividades. “Além das refeições, o estudante pode usufruir do estudo de idiomas, da prática esportiva e de teatro, acompanhamento de estudos, incentivo à Literatura, além do desenvolvimento de projetos específicos sobre diversos temas”, explica a professora.
Conheça alguns dos principais benefícios da Escola Integral:
1 – Aumenta o rendimento escolar
Na aprendizagem, é uma oportunidade para retomar e aprofundar os conteúdos estudados, o que será um diferencial para o aproveitamento acadêmico. A organização e a rotina necessárias para a aprendizagem e desenvolvimento são aspectos que se potencializam.
2 – Ressignificação do tempo escolar
Aproveitar melhor o tempo em família é outra vantagem gerada pelo período integral. Pode parecer estranho pensar que o aluno que permanece mais tempo na escola desfruta menos da companhia familiar. Mas quando o estudante fica na escola, realiza todas as suas atividades nesse período, podendo usufruir de um tempo de qualidade, à noite, com sua família.
3 – Prática de atividades extracurriculares
No contraturno, os alunos participam de atividades esportivas e culturais, aprendem a língua inglesa, participam de projetos de investigação e realizam a lição de casa. Nesse período também podem participar de projetos voltados à alimentação saudável, envolvendo horta e culinária, além de terem a oportunidade de conviver e se relacionar, desenvolvendo habilidades sociais.
4 – Melhor aproveitamento de tempo ocioso
É preciso entender que, no contraturno, os alunos são envolvidos em propostas dinâmicas, planejadas para desenvolver as habilidades e potencializar os conhecimentos. Quando ficam em casa, é muito comum as crianças se entreterem com as “babás eletrônicas”, ou seja, tabletes, celulares, computadores e televisão, o que pouco contribui para o seu desenvolvimento social. Já na escola, têm a possibilidade de conviver e de compartilhar momentos significativos para a sua aprendizagem, junto aos amigos e professores, num ambiente acolhedor e seguro.
5 – Autogestão de tempo
A longo prazo, estudar em período integral será um diferencial na vida do aluno, que saberá se organizar e autogerenciar o seu tempo e seus estudos, se tornando protagonista da sua aprendizagem. Em vista de todos esses benefícios, estudar em período integral é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades importantes para a vida, como determinação, organização, persistência e foco.