Você também adora dividir comidinhas com seu pet? Cuidado! A vida dele pode estar em risco

seu pet

Foto: Riselda Morais

Veterinária fala sobre 7 alimentos extremamente nocivos

   Às vezes é quase impossível resistir a cara de pidão do pet no momento das refeições. Eles sabem exatamente como mexer com o emocional para ganhar um pouquinho do que está sendo servido. Mas pode ser aí que mora o perigo.

  Dividir com eles alguns alimentos sem orientação especializada, acreditando que se faz bem aos humanos, também fará ao pet é uma das principais causas de intoxicação dos animais.

   Muitos tutores pensando estar fazendo o bem ao animal confundem a alimentação natural e acabam servindo alguns alimentos que liberam substancias nocivas para a saúde dos pets. Preparar a comida do cãozinho é uma ótima opção para garantir que ele esteja se alimentando de forma saudável, mas não basta apenas preparar com o que sabemos sobre vida saudável, a orientação de um especialista é fundamental.

  Temperar a refeição é um dos maiores erros. Nem sempre o que é natural é bom para eles. Alho, cebola e sal são extremamente prejudiciais. Alguns componentes existentes na cebola  e no alho, além de outras especiarias da mesma família causam  danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, resultando em anemia e problemas renais. As principais reações e sinais são:  dor de estomago, fraqueza, e alteração na cor da urina.

  Para proteger o animal a dra. Caroline Mouco, veterinária e diretora clínica do Hospital 24h Vet  Popular lista os alimentos que devem ser evitados:

 Abacate

Embora seja muito saudável para nós humanos, para os pets todas as partes do fruto são tóxicas. O teor de gordura também pode causar problemas no estomago deles, sem contar o perigo de ingerir o caroço.

Uvas

Quem nunca dividiu a frutinha com seu pet? Ela é um dos alimentos que mais causam problemas renais e insuficiência hepática. Os sintomas são vômitos e diarreia. Em alguns casos, a fruta pode causar a morte do animal.

Alimentos velhos ou vencidos

Até parece óbvio, mas é sempre importante falar a respeito. Muitos tutores acreditam que uma comida que está na geladeira ou fora da validade não vai fazer mal para o animal. Embora nem sempre seja visível, alguns alimentos podem proliferar fungos rapidamente e as toxinas presentes neles podem causar convulsões e intoxicações graves. Já que não é para dar, dispense de forma correta o alimento, pois, o pet  pode farejar no lixo e comer.

Fígado

Controle a quantidade servida ao animal, pois em grandes quantidades pode aumentar os níveis de Vitamina A, responsáveis por deformação nos ossos e até mesmo a anorexia.

Plantas

Quem nunca viu um pet comendo alguma planta e achou que era para dor de barriga? Aprendemos isso desde pequenos, porém o problema está na falta de conhecimento sobre a planta em questão, que muitas vezes pode ser  altamente tóxica.  Mantenha longe do animal os lírios, azaléias e mamonas, por exemplo. Caso eles tenham entrado em contato com alguma planta tóxica os sinais podem ser vômitos, diarreia e muita sede. Leve-o imediatamente ao hospital

Massas com fermento

Sabe aquele pedacinho de pão ou pizza que você dá ao animal? Pois é, pare de dar. Massas com levedura em sua composição podem expandir dentro do estomago e intestino deles e produzir grande quantidade de gases e fortes dores abdominais.

Carnes e ovos Crus 

Comidas cruas, principalmente ovos e carnes podem conter Salmonella e a E.coli, extremamente nocivos para o cão. Causam intoxicação e em alguns casos podem levar o bichinho à morte.

Se mesmo evitando todos estes alimentos, acidentalmente o pet entrar em contato e ingeri-los, atente-se aos sinais de intoxicação e leve-o o mais rápido possível a um veterinário. Evite forçar vômitos ou atividades para aliviar os sintomas.

Além dos alimentos citados, existem muitos outros que podem prejudicar a saúde e colocar a vida do pet em risco, por isso, consulte sempre um especialista.

Tradução »