Sesc Santo Amaro tem intervenção artística sobre vôlei

Grupo IOA Dança

“Match Point”, com o grupo grupo IOA Dança, apresenta coreografia que parte do saque, quando o jogo começa, passando pelos cinco fundamentos da modalidade, até a jogada final e decisiva

   Uma intervenção de dança que mimetiza os principais movimentos do vôlei. Esta é a proposta de Match Point, intervenção artística idealizada pela coreógrafa Luana Espíndola, que vai acontecer na Convivência do Sesc Santo Amaro, dia 16 de março de 2024, sábado, às 15h e às 17h. O evento é gratuito.

“Match point” significa o ponto do jogo, e ocorre quando uma equipe tem a vantagem necessária para vencer, só precisa marcar um último ponto. Para chegar nesse momento é preciso passar por todo um processo, partindo das cinco principais jogadas do vôlei (saque, recepção, levantamento, ataque e bloqueio).

   A intervenção propõe a valorização do processo, dos fundamentos do esporte (expressos pela releitura desses movimentos), além de convidar o público para um momento interativo, que democratiza o esporte e a dança. A coreografia e a direção são de Luana Espíndola, que há mais de 20 anos estuda e divulga a técnica da Jazz Dance.

Homenagem ao vôlei femino:

    Além desta intervenção que celebra o vôlei feminino, o Sesc Santo Amaro está com uma mostra que homenageia os feitos da modalidade e de suas atletas: AMARELO-OURO – As conquistas do vôlei feminino brasileiro, em cartaz no Espaço das Artes da unidade até 1º de maio. A exposição conta a escalada da modalidade de uma maneira interativa e traz muitas informações sobre jogadoras que explicam o sucesso da seleção bicampeã olímpica.

   Com curadoria e textos da jornalista Carol Oliveira, AMARELO-OURO reúne medalhas, troféus, uniformes e outros materiais esportivos, além de fotos, vídeos, curiosidades e dados relacionados às conquistas do vôlei feminino no Brasil desde a década de 1990. 

   Dividida em estações dedicadas às várias abordagens, a exposição conta com informações – desde a história do vôlei feminino no Brasil às curiosidades e dados do esporte -, além de destacar esportistas ilustres e trazer itens marcantes na história. Personagens fundamentais para o sucesso do esporte no país – como as jogadoras Ana Moser, Isabel Salgado, Carol Gattaz, Tiffany Abreu, Fofão, o técnico José Roberto Guimarães, entre outros, também são homenageados.

Ficha Técnica:

Coreógrafa: Luana Espíndola

Direção Geral: Luana Espíndola

Assistente de direção, professor e ensaiador: Lars van Cauwenbergh

Trilha sonora: produzida por Lars van Cauwenbergh e Luana Espíndola

Figurino: Luana Espíndola

 Sinopse: O projeto MATCH POINT, idealizado pela coreógrafa Luana Espíndola, propõe a realização de um espetáculo de Jazz com a IOA Cia de Dança (Allegro Cursos de Dança Ltda.); a mais tradicional Cia de dança de Jundiaí e, com 67 anos, uma das mais antigas do Brasil; sendo este espetáculo de alto teor histórico e cultural, enaltecendo a importância do esporte, sobretudo a valorização do feminino no vôlei, trazendo leveza, sensibilidade e ainda assim, sem deixar de ser muito potente e diverso.

Sobre o IOA: O IOA Dança foi fundado em 1956, pela bailarina Glória Rocha, figura ilustre e de fundamental importância para o desenvolvimento cultural da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Há 63 anos formando profissionais da dança e seres humanos de valores, o Instituto de Orientação Artística (IOA) é uma das mais tradicionais escolas de dança do Brasil. Em 2009, Luana Espíndola assumiu a direção artística do Instituto. Hoje, o IOA tem mais de duzentos alunos, de diferentes faixas etárias e classes sociais, que representam Jundiaí em festivais nacionais e internacionais.

Serviços:

Exposição AMARELO-OURO – As conquistas do vôlei feminino brasileiro

De 6 de janeiro a 1º de maio de 2024

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Sesc Santo Amaro (R. Amador Bueno, 505) – Espaço das Artes

Classificação indicativa: Livre

Grátis

 

Match Point

Com IOA Dança

Dia 16 de março de 2024, sábado, às 15h e às 17h

Grátis

Duração: 30 minutos

Sesc Santo Amaro  (R. Amador Bueno, 505) – Convivência

Classificação Indicativa: Livre

Grátis

Tradução »