São Miguel Paulista vai receber hospital veterinário e nova instalação de UBS

Foto: Secom/PMSP

Prefeito e secretário municipal da Saúde deram início às obras do hospital veterinário que é o quinto da capital e o segundo na zona leste, com previsão de entrega de 18 meses; eles ainda visitaram o terreno das novas instalações da UBS Jardim Lapenna e as tendas da UPA Tito Lopes

    O projeto Prefeitura Presente esteve nesta quinta-feira (14) em São Miguel Paulista, onde o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinaram a ordem de serviço para início das obras do hospital veterinário. Na ocasião visitaram as tendas para atendimento de pacientes com sintomas de dengue, na UPA Tito Lopes, e ainda o terreno das novas instalações da UBS Jardim Lapenna, que terá novo endereço. 

   O hospital de São Miguel Paulista, localizado na avenida Nordestina, 202 – Vila Americana é o quinto da capital e o segundo da zona leste que já conta com a unidade do Tatuapé. A unidade realizará cerca de 4 mil atendimentos mensais, 75 profissionais, entre médicos veterinários e equipe de apoio. Para a construção, que será concluída em 18 meses, foram investidos cerca de R$ 10.8 milhões. 
    Os hospitais veterinários municipais realizam atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação da população de baixa renda, exclusivos para residentes na capital, com serviços gratuitos de consultas, cirurgias gerais, oncológicas e ortopédicas, exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e internação. Serão oito especialidades disponíveis: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, odontologia e dermatologia. 
“Com esse hospital nós vamos propiciar um atendimento veterinário para os animais da população de são Miguel e o entorno como Itaim Paulista, Guaianazes, Hermelino Matarazzo, Cidade Tiradentes e Itaquera. Vai ser um grande ganho e as pessoas não vão mais precisar fazer longas caminhadas para levar o seu animal para atendimento”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
    Na mesma agenda do Prefeitura Presente, prefeito e secretário visitaram ainda as tendas para atendimento de pacientes com sintomas de dengue na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, na av. Pires do Rio, 294 e o terreno das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Lapenna, na rua Nordestina, altura do número 84, no Jardim Nair.
“Aqui a gente abriu tendas para o atendimento da dengue. Esse atendimento nas tendas é muito importante pois é uma área com ar-condicionado e a equipe que faz a coleta do sangue, o hemograma e os resultados saem em 15 minutos”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Com o hemograma a gente consegue saber qual o estágio da doença daqueles que estão contaminados”, completou.
“A UPA Tito Lopes é a unidade com maior número de atendimentos e o prefeito rapidamente disponibilizou recursos para avançar contra a dengue na cidade. Já tinha gasto 80 milhões de reais e disponibilizou mais 240 milhões para o atendimento nas tendas, com mais médicos e exames”, pontuou Zamarco.
   Já o secretário da saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitou as UBSs União de Vila Nova e Santa Inês, onde conversou com usuários e profissionais da saúde.
    
   A agenda finalizou no encontro com a população, no Centro de Educação Unificado (CEU) São Miguel “Luiz Melodia”, rua José Ferreira Crespo, 475 – Jardim São Vicente.
Tradução »