A chegada da conta de água da Sabesp faz parte da rotina mensal das pessoas e maioria dos consumidores não conhece todas as informações que o documento traz.  Os clientes costumam observar o valor e a data de vencimento, que é o que interessa de imediato, mas alguns itens passam despercebidos.

   Para começar, vale ressaltar que todo o conteúdo da conta obedece às exigências da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, a Arsesp, e de outros instrumentos legais como o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a deliberação 106, por exemplo, existem 23 informações obrigatórias que devem constar na fatura, entre elas o consumo médio, os testes de qualidade da água e as tarifas escalonadas e diferenciadas que possibilitam aos consumidores economizar na conta.

    Logo no cabeçalho, do lado esquerdo, está o famoso RGI (registro geral do imóvel), que corresponde ao número de identificação do imóvel na Sabesp, uma informação essencial em casos de contato com os canais de atendimento para solicitações de serviço ou informações. Ainda no primeiro espaço encontra-se o número de identificação do hidrômetro (código que também está gravado no aparelho), além do número de economias, que demonstra quantas moradias são abastecidas por aquela ligação. Informações sobre o tipo de ligação – água e esgoto – também estão visíveis no documento.

   

Conta fictícia ilustrativa

Além de informações de identificação, a fatura traz também dados de consumo mensal em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e um histórico em forma de gráfico, que ilustra o quanto foi consumido nos últimos seis meses e qual a média do imóvel. Esses gráficos permitem uma melhor visualização dos dados no período, mostrando se o consumo segue dentro da normalidade ou se ocorreu alguma oscilação atípica.

    A tabela de tarifas também tem o seu espaço e entender como funciona esse cálculo é fundamental. A estrutura tarifária da Sabesp classifica os usuários por categorias divididas em residencial, comercial, industrial e pública. Para cada uma dessas categorias, existem tabelas com valores pré-estabelecidos com consumos até 10 m³, de 11 a 20 m³, de 21 a 50 m³ e acima de 50 m³.

Vale lembrar que para a tarifa de esgoto serão aplicados os mesmos valores da tarifa de água.

     A Sabesp ainda tem tarifas diferenciadas e tabelas próprias para a população de baixa renda e entidades assistenciais sem fins lucrativos, assim como em casos de grandes consumidores e municípios para os quais a Sabesp fornece água no atacado.

Atualmente, na Região Metropolitana de São Paulo, para um consumo de até 10 m³ de água, o valor da conta é:

  •    R$ 8,88, na categoria residencial social;
  •    R$ 26,18 na categoria residencial normal; e
  •    R$ 52,57 nas categorias comercial, industrial e pública.

Controle de Qualidade

   Você conhece todo o trabalho de controle de qualidade aplicado pela Sabesp desde o tratamento até a distribuição da água, certo? Em todas as contas de água, é possível conferir mensalmente o resultado das amostras e dos parâmetros avaliados, demonstrando ao cliente que a água distribuída é de qualidade.

   No verso das contas, a empresa divulga ainda os endereços dos canais de atendimento, além do site onde estão disponíveis informações e respostas para as perguntas frequentes, inclusive com um manual do usuário ilustrado para tirar as dúvidas de quem precisa. A Sabesp utiliza ainda este espaço para a divulgação de produtos, serviços e campanhas de utilidade pública.

   Agora que você conhece sua conta, ficará mais fácil representar a Sabesp e esclarecer as dúvidas de seus familiares e amigos. Aproveite também para falar da importância de manter os dados atualizados junto à empresa, destacando ainda que a conta, agora com o endereço completo, tornou-se um importante comprovante de residência.

Cada gota vale

    Além de conhecer fisicamente a conta de água, é importante que você também saiba que tudo o que a empresa arrecada vem das faturas pagas pelos clientes. É com esse dinheiro que a Sabesp paga seus custos e ainda faz os investimentos necessários para ampliar sua capacidade de atendimento e melhorar cada vez mais os serviços prestados.

    É sempre importante lembrar que a água que recebemos em nossa casa não nasce ali na torneira. Ela é fruto de muito empenho e trabalho para garantir qualidade em todos os processos, produtos e serviços. Valorizar a água e somar esforços para alcançar nosso objetivo em comum é o melhor caminho. Cuidar da água é cuidar do futuro. E isso também é da sua conta!

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