Saiba como evitar multas e adequar seu veículo as novas regras
Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito, o Código Brasileiro de Trânsito teve importantes alterações através da chamada “nova lei do retrovisor”, em vigor desde 2024.
Visando fazer com que o motorista tenha uma visão clara, sem obstruções e pontos cegos, a atualização no CTB, exige que todos os veículos devem possuir retrovisores externos com área mínima de 69 cm² e devem ser ajustados para que o motorista tenha uma visão clara e sem pontos cegos.
De acordo com o texto, os veículos escolares devem incluir espelhos adicionais , projetados especificamente para eliminar pontos cegos nas áreas próximas as portas de embarque e desembarque.
O motorista que não seguir as regras e não adequar seu veículo pode tomar multa por infração grave, no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de ter o veículo retido até que o problema seja solucionado.
Para saber se seu veículo está com os retrovisores dentro do exigido pela legislação, basta verificar o tamanho dos retrovisores laterais.
Para ajustar corretamente os retrovisores:
– Ajuste o retrovisor interno de forma que lhe permita ter uma visão completa do vidro traseiro.
Retrovisores laterais:
– Incline ligeiramente o retrovisor para fora, deixando a maçaneta da porta dianteira no canto inferior interno, de forma que ao olhar, você veja uma parte da lateral do carro e tenha uma visão ampla da via.
Mantenha todos os retrovisores em perfeito estado de funcionamento.
Esses cuidados podem reduzir acidentes causados por falta de visibilidade, melhorar a segurança de pedestres e ciclistas e evitar que você tome multas e pontos na CNH.