Últimas notícias
17 jan 2025, sex

Sistema de monitoramento da Prefeitura ajuda a identificar pessoas desaparecidas, foragidos e veículos roubados ou furtados

Foto: Secom/PMSP

Em tempo real, monitoramento por câmeras auxilia nas prisões em flagrante delito na cidade de São Paulo

    Um sistema de monitoramento por câmeras, está funcionando na cidade de São Paulo, como uma ferramenta poderosa no combate a criminalidade e para encontrar pessoas desaparecidas.

    Posicionadas em pontos estratégicos, cerca de 20 mil câmeras de monitoramento Smart Sampa da Prefeitura de São Paulo, ajudaram a encontrar 30 pessoas desaparecidas, sendo duas delas, neste ano e a prender, em seis meses, 1.644 criminosos em flagrante por furto, invasão de equipamentos escolares, posse de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.

   O monitoramento ajudou também, a localizar e prender 429 foragidos da justiça condenados por assassinatos, estupros, roubos, dívida de pensão alimentícia e integrantes de facções criminosas.

   Segundo informações da Prefeitura, na primeira quinzena de 2025, o sistema reconheceu 115 criminosos procurados, ajudou na detenção em flagrante de outros 180 criminosos e contribuiu, em média, com a realização de 20 prisões por dia.
Encontrar fugitivos e pessoas desaparecidas, só é possível porque o sistema do Smart Sampa tem acesso ao banco de dados de procurados e foragidos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e ao banco de dados de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

  Segundo informações da Prefeitura, desde sexta-feira(10), cerca de 4 mil câmeras ganharam uma nova funcionalidade, elas têm capacidade de lê as placas dos veículos roubados ou furtados que circulam pela cidade, emitir alerta e fazer o reconhecimento facial. Assim o sistema contribui para que os veículos sejam localizados, recuperados e os criminosos e receptadores presos.

   Os novos recursos serão usados, graças a um termo de cooperação assinado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e o Ministério da Justiça que permite a integração das câmeras do Programa Smart Sampa à Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), ao Infoseg.
   O Infoseg é um sistema desenvolvido pela Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Justiça, que integra nacionalmente as informações concernentes à segurança pública, identificação civil e criminal, entre outros.
    O banco de dados nacional integra informações sobre pessoas, veículos e armas. Entre todas as informações, os boletins de ocorrência sobre roubos e furtos de veículos.

   Segundo informações da Prefeitura, durante o monitoramento quando “as câmeras realizam a leitura da placa e identificam um veículo com registro de roubo ou furto, é emitido um alerta para a central, com comunicação direta às equipes em campo para uma pronta resposta. Posteriormente, haverá a abordagem, prisão do condutor e apreensão do veículo”.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!