Serão oferecidos 5000 testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e outras avaliações
No próximo domingo (01/12), a população da capital paulista poderá fazer o teste para saber se é portador de Diabetes gratuitamente, no período das 8h as 16 horas, na Universidade São Judas Tadeu, sito a Rua da Consolação, 2320, próximo ao Metrô Paulista.
Serão 5000 testes de glicemia capilar para pessoas com Diabetes, familiares, grupos de risco ou simplesmente quem estiver interessado em fazer o teste.
Para quem já é portador de Diabetes ou pré-diabéticos terá acesso a:
• Aferição de pressão arterial
• Teste de hemoglobina glicada A1c
• Perfil lipídico
• Avaliações de: olho; boca; pés; vascular; fisioterapia; cardiovascular; nutricional; atividade física; orientação; encaminhamentos.
O Diabetes uma doença crônica, silenciosa, praticamente sem sintomas, altamente incapacitante por seus sintomas, propiciando baixa qualidade de vida e morte precoce, quando não tratada e bem controlada.
Conforme a IDF (International Diabetes Federation) há atualmente no mundo 537 milhões de pessoas com Diabetes. No Brasil mais de 20 milhões e as estimativas para os próximos anos são alarmantes, sendo considerada uma epidemia mundial.
O Diabetes não diagnosticado e não tratado adequadamente leva a sérias complicações como enfartes, derrames (50% das mortes por enfarte, tem o Diabetes como causa primária).
Cegueira (50% dos casos, amputações não traumáticas 50% dos casos) também tem sua origem no Diabetes. Além de falência renal, disfunção erétil, problemas vasculares, dentários, entre muitos outros. No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reverter este quadro, oferecendo qualidade e salvando vidas.