Virada Sustentável SP: Festival de Luzes SP, intervenções no metrô e performances artísticas virtuais são destaques desta semana

Virada Sustentável

Programação ocorre em vários pontos da cidade e no site do evento; até dia 16 de outubro, 6 estações do metrô terão pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos

Virada Sustentável
Homem Sustentável – Crédito: Lost Art

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual. A intensa programação – totalmente gratuita – é composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, enquanto nas plataformas digitais acontecem experiências e conexões humanas.

  Até 16 de outubro, a campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas integra a programação da Virada Sustentável, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro. Seis estações terão pontos de coleta: Vila Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara.

  Já a partir do dia 5 de outubro, a Avenida Paulista e as estações Clínicas e Carandiru do metrô recebem intervenções dedicadas a se pensar no futuro que queremos criar, propondo inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível, com temas sobre consumo consciente, economia circular e bem-estar.

   Abrindo a quarta semana de programação da Virada Sustentável, dia 05 de outubro, os paulistanos vão poder conferir uma intervenção na escadaria da Estação Clínicas, que provoca uma reflexão sobre economia circular, trazendo esse conceito para as escadas de maneira criativa e didática. A partir da mesma data, a Estação Carandiru, na Zona Norte, recebe uma colorida intervenção com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

   Uma das mais curiosas intervenções deste ano, a‌ ‌Mostra‌ ‌de‌ ‌Performance‌ ‌do‌ ‌‌Homem‌ ‌Refluxo‌ ‌‌ocorre‌ ‌durante‌ ‌toda‌ ‌a‌ ‌semana‌ ‌no‌ ‌site da Virada. Por‌ ‌meio‌ ‌de‌ ‌provocações‌ ‌sobre‌ ‌o‌ ‌consumo‌ ‌de‌ ‌lixo,‌ ‌a‌ ‌ação‌ ‌idealizada pelo artista Peri Pane convida‌ ‌cada‌ ‌um‌ ‌de‌ ‌nós‌ ‌a‌ ‌olhar‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌resíduos‌ ‌que‌ ‌produzimos‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌período‌ ‌de‌ ‌7‌ ‌dias‌ ‌e‌ ‌refletir‌ ‌em‌ ‌como‌ ‌podemos‌ ‌diminuir‌ ‌o‌ ‌lixo‌ ‌e‌ ‌ter‌ ‌um‌ ‌consumo‌ ‌mais‌ ‌consciente‌ ‌em‌ ‌nosso‌ ‌dia‌ ‌a‌ ‌dia.‌ ‌ ‌

   No dia 9 de outubro, a oficina Mobilização Digital, realizada através de transmissão online, traz aprendizados para pensarmos quais as próximas etapas de transformação digital, com foco para formas digitais e eficazes de captação de recursos.

   Ainda‌ ‌entre‌ ‌os‌ ‌dias‌ ‌10‌ ‌e‌ ‌12‌ ‌de‌ ‌outubro,‌ ‌a‌ ‌partir‌ ‌das‌ ‌19h,‌ ‌o‌ ‌Edifício‌ ‌Anchieta‌ ‌recebe‌ ‌a‌ ‌segunda‌ ‌apresentação‌ ‌do‌ ‌‌Festival‌ ‌de‌ ‌Luzes‌,‌ ‌com‌ ‌projeções‌ ‌da‌ ‌‌VJ‌ ‌Elka‌ ‌‌com‌ ‌a‌ ‌exposição‌ ‌da‌ ‌obra‌ ‌‌Tudo‌ ‌se‌ ‌transforma‌ ‌o‌ ‌tempo‌ ‌todo,‌ ‌‌incentivando‌ ‌o‌ ‌pensamento‌ ‌sobre‌ ‌economia‌ ‌circular‌ ‌por‌ ‌meio‌ ‌de‌ uma‌ ‌animação,‌ ‌que‌ ‌‌relaciona‌ ‌o‌ ‌tema‌ ‌com‌ ‌encarnações‌ ‌de‌ ‌objetos,‌ ‌criados‌ ‌e‌ ‌recriados‌ ‌com‌ ‌plástico.‌ ‌Para‌ ‌a‌ ‌‌Virada‌ ‌Sustentável‌,‌ ‌serão‌ ‌utilizadas‌ ‌técnicas‌ ‌de‌ ‌ilustração,‌ ‌estêncil,‌ ‌motion‌ ‌design‌ ‌e‌ ‌lettering,‌ ‌com‌ ‌ilusão‌ ‌de‌ ‌ótica‌ ‌e‌ ‌mapping‌ ‌3D,‌ ‌formando‌ ‌um‌ ‌fluxo‌ ‌de‌ ‌imagens‌ ‌coloridas‌ ‌em‌ ‌loop,‌ ‌de‌ ‌maneira‌ ‌a‌ ‌representar‌ ‌o‌ ‌processo‌ ‌circular‌ ‌de‌ ‌uso‌ ‌e‌ ‌reuso‌ ‌dos‌ ‌materiais.‌ ‌


VIRADA SUSTENTÁVEL SP


   A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.

   A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

Virada Sustentável SP – Programação da 4ª semana

Semana 04(05/10 a 11/10)
Temas – Saúde e Bem-Estar; Consumo Consciente e Economia Circular

Principais atividades e ações

Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas

Em uma ação conjunta da Virada Sustentável, do Metrô de São Paulo e da Green Eletron, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro, serão instalados coletores de resíduos eletroeletrônicos nas seguintes estações:

LINHA VERDE
Estação Vila Prudente
Estação Clínicas
LINHA VERMELHA
Estação Barra Funda
LINHA AZUL
Estação da Sé
Estação Tucuruvi
Estação Jabaquara
Data: 03/10 a 16/10

Seja a Mudança | Economia Circular
Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. O mundo só tem um caminho para resolver o problema das toneladas de lixo que geramos a cada hora: transformar esse resíduos em matéria prima! É o que propõe o conceito de Economia Circular, fique ligado!

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: 05/10 a 18/10
Local: Metrô Estação Clínicas
• Seja a Mudança | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Já imaginou como você estará em 2030? Conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Esta obra tem concepção artística da artista Mariana Piza

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupará a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: 05/10 a 18/10
Local: Metrô Estação Carandiru
Mostra de Performance | Homem Refluxo

Peri Pane participa da Virada Sustentável 2020 com a performance Homem Refluxo em uma versão totalmente online, de 5 a 11 de outubro. Durante sete dias, ele vai juntar todos os seus resíduos descartáveis no parangolixoluxo –uma capa de plástico transparente com 43 bolsos desenhada pela artista Marina Reis.

Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia, a performance que ocorre normalmente nas ruas vai migrar para as redes sociais. Para aumentar o alcance da ação, algumas pessoas influentes nas redes serão convidadas para fazer a performance simultaneamente com Peri, cada um em sua casa, postando todos os dias fotos com a progressão dos seus resíduos pessoais em réplicas da capa parangolixoluxo.

Mesmo sem usar a capa, o público em geral também será convidado a participar desse “desafio” de ficar sete dias sem jogar nada fora, guardando em algum lugar da casa todos os seus materiais descartados. A ideia é fazer uma imersão no que geramos de lixo a cada momento sem nos dar conta. Ao final da semana será feita uma live com todos os participantes da ação para discutir a geração de resíduos e o consumo.

Data: 05/10 a 11/10
Local: Online
Atividade disponível no site da Virada Sustentável

Oficina Mobilização Digital
Uma jornada para compreender quais as próximas etapas de transformação digital para sua organização, com olhar especial para formas digitais e eficazes de captação de recursos.

Data: 09/10
Local: Online
Horário: 9h às 12h
Inscrição pelo site da Virada Sustentável
Festival de Luzes de São Paulo

Espetáculos que misturam arte, tecnologia e arquitetura, num verdadeiro show de cores e formas. Nesta edição especial realizada em parceria com a Virada Sustentável, trará “Uma Visão do Futuro” como tema principal.

Data: 10/10 a 12/10
Local: Av. Paulista
10 a 12 de outubro

“Tudo se transforma o tempo todo”
por Elka Andrello (VJ Elka)
No Edifício Anchieta (cruzamento da Av. Paulista com a Rua da Consolação)
Das 19h às 23h59
   A animação inédita relaciona a economia circular ao conceito de encarnações de objetos, criados e recriados com plástico. São utilizadas técnicas de ilustração, estêncil, motion design e lettering, com ilusão de ótica e mapping 3D, formando um fluxo de imagens coloridas em loop, de maneira a representar o processo circular de uso e reuso dos materiais.
Tradução »