Telemedicina no SUS – Uma ferramenta no enfrentamento à COVID-19

telemedicina

ilustrativa

O Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de SP – foi aprovado em primeira votação pelos vereadores da Casa de Lei e está a caminho do plenário, com objetivo de oferecer acesso à saúde de milhares de paulistanos.

  A Telemedicina é uma das mais poderosas tendências tecnológicas da atualidade que pode solucionar um grande problema de munícipes da capital que esperam exaustivamente por um atendimento médico.

   A modalidade que existe desde 2002 no país, apenas no serviço privado – agora está cada vez mais perto de se tornar realidade para milhares de paulistanos, que poderão ter acesso ao serviço de Telemedicina através do SUS.

   Uma das finalidades do projeto é dinamizar e ampliar a capacidade de acompanhamento médico em pacientes que já passaram por um atendimento presencial, também visando à prevenção e o controle de doenças, acesso as consultas, exames médicos.

Além de reduzir as filas e o tempo de espera em atendimentos de consultas e acompanhamento médico – Desafogando o sistema.

   Evitar custos de deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde, inclusive neste momento de combate a proliferação da COVID-19 e promover a oferta de médicos e especialistas em locais remotos de difícil acesso.

   Para o vereador Sansão Pereira autor do projeto de Lei, a Telemedicina não irá substituir o atendimento médico presencial, mas sim, complementar, acelerar os processos, otimizar tempo e recursos, agilizando o atendimento, diminuindo filas de espera, facilitando os acessos e pode até salvar vidas.

  Em meio ao enfrentamento de uma pandemia, no qual, o distanciamento e isolamento social, fazem parte dos protocolos de segurança para combater e minimizar a proliferação do Coronavírus, acredita-se que este projeto, mudará o cenário na saúde da nossa cidade.

Tradução »