Prevalência de Covid-19 entre estudantes da rede municipal é de 18,3%

estudantes

Céu Aricanduva - Foto ilustrativa: Riselda Morais

Inquérito sorológico aponta que 69,5% dos estudantes que possuem anticorpos são assintomáticos

    A Prefeitura de São Paulo, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (27) os resultados da segunda fase do inquérito sorológico realizado com estudantes entre 4 e 14 anos. 
A pesquisa, que terá quatro fases, caminha em paralelo com o inquérito feito junto ao público adulto.

   Destaca-se a conclusão de que a prevalência geral de Covid-19 nos escolares do município foi de 18,3%, dentro de um universo de 6 mil pesquisados.
Na primeira fase, esse número alcançou 16,1% dos estudantes. Com isso, estima-se que 123.694 mil alunos paulistanos tenham anticorpos para a SARS-CoV-2.

   Por faixa etária, o maior índice está entre crianças de 4 a 5 anos (19,3%), seguido pela prevalência em pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 14 anos (18,6%) e em crianças de 6 a 10 anos (17,2%).

   Nessa segunda fase do estudo, feito junto aos matriculados na rede pública municipal de ensino, foi verificado que 69,5% dos alunos com resultados reagentes para SARS-CoV-2 não apresentaram sintomas gripais desde março de 2020.
Ou seja, de cada três testados que tiveram contato com o vírus, dois deles foram assintomáticos.

Esse dado chama a atenção justamente pelo fato de crianças e adolescentes se tornarem disseminadores da Sars-Cov-2 na comunidade.

Pesquisa mostra que 26,3% dos estudantes permaneceram em domicílios com a presença de moradores com 60 anos ou mais.

   Segundo a pesquisa da Secretaria Municipal da Saúde é feita junto a crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, residentes no município.

   São 6 mil alunos selecionados para testagem, sendo 2 mil alunos da pré-escola, 2 mil alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e 2 mil alunos do fundamental II (6º ao 9º ano).  Ao todo, esse inquérito com crianças e adolescentes contará com 4 fases e selecionará para testagem 24 mil alunos.

   Nas próximas etapas da pesquisa, serão incluídos alunos de escolas particulares e estaduais do município.

   O estudo vai contribuir com informações para que possa ser avaliado o melhor momento para a retomada do funcionamento presencial das escolas regulares no município, sejam públicas ou privadas. 
   Também servirá para planejar quais ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19 serão necessárias por parte do município, especialmente junto a esta faixa etária.

Leia também

Walter Abrahão Filho lança novo canal de TV com muito entretenimento

Acidentes e fatalidades de trânsito seguem em queda no Estado

(Re)age SP: Instituições lançam programa de metas para São Paulo

Jornal Polo Paulistano
Conheça mais jornais do Grupo.
Tradução »