População de Itaquera recebe ações integradas do Mutirão nos Bairros

   Riselda Morais
        Neste sábado (11), foi realizado no Bairro de Itaquera, Zona Leste da capital paulista, uma ação integrada que oferece serviços de várias secretarias a população. Através do programa Mutirão nos Bairros, mais de 4.200 pessoas receberam atendimentos nos diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais, da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura, Direitos da Pessoa com Deficiência e Subprefeituras.   

Foto: Riselda Morais

Na área de saúde foram oferecidos serviços básicos como aferição de pressão, vacinas contra febre amarela e influenza, orientações sobre combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela, cuidados com a saúde, atividade física e alimentação saudável.

     O bairro recebeu serviços básicos de zeladoria como pintura de guias e grades, limpeza de galerias, capinação do mato, plantio de mudas e operação tapa-buracos.  

       A Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Coordenação de Políticas para Mulheres acolheu  denúncias de violência e orientou as mulheres sobre os seus direitos, incluindo esclarecimentos sobre a rede proteção à mulher.

       Já a Coordenação de Políticas LGBTI ofereceu orientações gerais e recebeu denúncias de violência e discriminação  e a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial ofereceu orientações sobre casos de discriminação, preconceito e racismo. 

      Foram oferecidos também, serviços e orientações para pessoas com deficiência; cadastros de famílias em situação de vulnerabilidade social; atendimento a pessoas desempregadas realizando o preenchimento de cadastro de vagas de trabalho e orientações para interessados em desenvolver atividades como microempresários; distribuição de livros.

     Foi realizada, pela Cohab, a entrega de termos de quitação para famílias dos conjuntos habitacionais, José Bonifácio e Padre Manoel de Paiva em Itaquera. Pela Sabesp  foi oferecido o serviço de retirada de segunda via da conta de água e solicitação de parcelamento de dívidas.

O prefeito Bruno Covas esteve no local visitando todas as tendas e atividades desenvolvidas e comentou a importância de ter todas as secretarias oferecendo serviços diretos à população. “É um programa que retoma as ações participativas junto à comunidade. A gente junta aqui as ações de zeladoria, de cuidar da praça e cuidar da rua, às ações de cuidar das pessoas”.

   Também foram oferecidos serviços de maquiagens, massagem e cortes de cabelos masculinos.

Tradução »