População confia mais em Jornais impressos e telejornalismo para se informar, segundo DataFolha

Anuncie em nossos jornais (11) 2785-5339 contato@jornaldomomento.com.br

Riselda Morais

   Apesar de todos os ataques que a imprensa brasileira vem sofrendo nos últimos tempos, a credibilidade na qualidade da informação se mantém.

   O telejornalismo e os jornais impressos continuam tendo a confiança da população como melhor fonte de informação. Segundo pesquisa realizada pelo DataFolha, programas jornalísticos de TV detém a confiança de 61% da população e os jornais impressos têm a confiança de 56% da população quando se trata de informações sobre a pandemia Covid-19. Os rádios têm a confiança de 50% da população e os sites de notícias detém a confiança de 38% da população.

   Na contramão, estão as redes sociais cuja reputação está cada vez mais baixa, segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados não confiam em informações passadas via WattsApp e 50% não confiam em informações compartilhadas no Facebook. Com a disseminação de tantas fake news nas redes sociais, as pessoas perceberam que o jornalismo brasileiro continua cumprindo seu papel de bem informar, com qualidade. Ainda segundo a pesquisa, o índice de pessoas que declararam não confiar em jornais foi de 11%, nos telejornais 12% e nos sites 22%.

  A pesquisa completa foi publicada pela Folha de São Paulo, segundo ela, devido a pandemia o levantamento do DataFolha foi feito por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tradução »