Pica-pau-de-cabeça-amarela pode ser encontrado na cidade de São Paulo

A espécie é a mais avistada no município e é famosa por sua cabeça dourada

Foto: Pirentest

   O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é uma ave que encanta a todos com sua delicadeza e sua plumagem vistosa. O pássaro, que é a espécie mais frequente na cidade, pode ser encontrado em diversos pontos de São Paulo. Conhecido como cabeça-de-velho, joão-velho, pica-pau-amarelo e pica-pau-loiro, recebem essas inúmeras nomeações devido ao seu topete dourado.

   Essa espécie possui uma morfologia diferenciada, com garras nos pés e caudas enrijecidas, permitindo que os pousos nas árvores sejam feitos de maneira diferenciada, na vertical.

    O pica-pau-de-cabeça-amarela também é capaz de usar seu bico, como se fosse um martelo para fazer orifícios nos troncos de árvores velhas onde fazem seus ninhos. É por isso, que as árvores antigas possuem uma grande importância para esse e outros animais.

   Além do bicho ser um dos grandes responsáveis por controlar a população de insetos que parasitam nos troncos como cupins e brocas, a presença de uma árvore com oco é fundamental para o animal se estabelecer em uma área verde.

   A maioria desses animais vivem em áreas arborizadas, portanto, podem ser encontrados em alguns parques do município. A singela visita aos parques Alfredo Volpi, Anhanguera, Burle Marx, Guarapiranga, Trianon e Ibirapuera, pode render surpresas agradáveis e o pica-pau-de-cabeça pode ser avistado de longe.

Tradução »