Pesquisa do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) amplia participação de usuários na gestão dos parques de São Paulo

Parque do Carmo - Foto: Riselda Morais

    A pesquisa com frequentadores dos 107 parques municipais, que está disponível até 15 de outubro no formulário eletrônico do PLANPAVEL, pretende estimular a participação da comunidade na gestão das áreas verdes públicas.

    Para o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, ouvir a opinião dos usuários é fundamental para a elaboração de políticas públicas sólidas e contínuas na área ambiental. “A pesquisa do PLANPAVEL vai aproximar os cidadãos dos parques”, destaca.

    A pesquisa elaborada pela SVMA procura identificar o perfil dos frequentadores e saber sua avaliação sobre os parques municipais. Dados como a frequência de uso, formas de acesso, tempo consumido no percurso, atividades praticadas e conhecimento sobre os integrantes do Conselho Gestor são alguns dos dados apontados na pesquisa.

   O PLANPAVEL faz parte do Programa de Metas 2019-2020 e atende ao Objetivo Estratégico nº 30 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõe dar sustentabilidade ambiental à cidade. Ele também contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução de outros itens dos ODS, em particular o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Esse ODS tem como meta proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.

Tradução »