Pesquisa de Arborização Urbana da SVMA busca contribuição dos moradores da cidade

    A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), espera contar com a participação efetiva dos moradores de todas as regiões da capital na elaboração de uma pesquisa sobre Arborização Urbana.

   Desde o último dia 31 de janeiro, a população pode responder as 23 perguntas elaboradas pelo Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), sob coordenação da Divisão de Arborização Urbana (DAU).

  Entre os questionamentos estão: 

  • Qual seria a percepção sobre as árvores?
  • Conhecem as arvores na sua rua ou no seu bairro?
  • Como podem contribuir para a cidade ficar mais arborizada?

    O questionário pode ser respondido até o dia 1º de março, no site da SVMA.

      A engenheira agrônoma Priscilla Cerqueira, diretora da DAU, destacou a importância de a população participar respondendo às perguntas. “É a oportunidade de falar sobre as árvores, sua localização, onde há necessidade de plantar, se estão precisando de cuidados e manutenção”, explica. “Esses dados serão utilizados na elaboração de propostas para a melhoria, manutenção e identificar onde a população deseja o plantio de árvores e, especialmente repensar o modelo de gestão, incluindo o planejamento e a participação da sociedade”.

PMAU

   A SVMA coordena a elaboração do PMAU, previsto no Programa de Metas 2019-2020, com o objetivo estratégico de “Dar sustentabilidade ambiental à cidade”. Trata-se de um instrumento para definir o planejamento, implantação e manejo da arborização urbana no Município de São Paulo. Envolve técnicos de vários órgãos e Secretarias que atuam direta ou indiretamente na gestão da arborização, especialmente, a SVMA e a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e foi iniciado em maio de 2019.

  A primeira etapa, onde se enquadra a pesquisa, os técnicos pretendem elaborar um diagnóstico da arborização. Esse momento foi composto por oficinas técnicas e participativas, realizadas em todas as regiões da cidade.

A etapa seguinte constitui a elaboração do Plano de Ação, propriamente dito, com uma previsão para os próximos 20 anos, com revisão a cada cinco anos. Por fim, será realizada a edição e consolidação do material, como terceira e última etapa, prevista para junho de 2020.

SERVIÇO
Pesquisa sobre Arborização Municipal
Data: até 1/3/2020
Como participar: a pesquisa é respondida através de plataforma digital

Tradução »