PAINEL SUSTENTÁVEL

Projeto leva capacitação profissional e artística a Ermelino Matarazzo a partir da reutilização de garrafas de vidro

Painel sustentável

    A comunidade do bairro Ermelino Matarazzo, na zona leste paulistana, ganha em 2021 o projeto Painel Sustentável que tem como pilar a economia circular, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, capacitação e formação profissional para a transformação desse resíduo e valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

    Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois (maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, instalada em Ermelino Matarazzo), o projeto acontece no primeiro semestre de 2021, iniciado em janeiro de 2021. A programação (toda gratuita) oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região, além da entrega de um minidocumentário (sobre o projeto e o bairro) e do Painel Sustentável (obra de arte com 50 m² que resultará das oficinas e ficará exposta permanentemente em local público como um presente para os moradores).

   As oficinas regulares de Design em Vidro pelo Método Fusing explora a técnica do fusing – aprimorada, ao longo de 10 anos de pesquisa, pelo artista plástico Evandro Damasceno – que permite transformar a garrafa de vidro em peças artísticas pela alta temperatura (800ºC). Evandro ministra as aulas teóricas e vai assinar o Painel Sustentável, construído em pastilhas de vidro reciclado de garrafas, que será criado coletivamente durante as oficinas, tendo como inspiração a história do bairro Ermelino Matarazzo.

   Paralelamente, acontecem as Oficinas de Audiovisual (de foto e vídeo) com coordenação do professor Alexandre de Oliveira, cujo resultado final será a produção de um minidocumentário com o registro do processo de reciclagem e transformação das garrafas de vidro até a criação do Painel Sustentável, além e apresentar o bairro com suas histórias e curiosidades. Completando a programação, ocorrem palestras nas escolas sobre economia circular (reciclar / reduzir / reutilizar) e encontros com a comunidade por meio de palestras e workshops com o intuito de conscientizar e informar sobre a importância da economia sustentável, os benefícios da redução de resíduos vítreos e as oportunidades – de trabalho, artísticas e de empreendedorismo – que essa atitude consciente é capaz de gerar para a população.

   As oficinas serão realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, que é uma instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Foi desta instituição que Evandro Damasceno emergiu como especialista na técnica. Na adolescência, integrava um projeto social que despertou nele o interesse em transformar a garrafa de vidro em arte. Sobre o Painel Sustentável, Khondi diz que “espera que o projeto inspire outras comunidades a montarem suas fábricas de reciclagem de garrafas de vidro, retirando-as das ruas e dos rios, gerando renda para artistas plásticos pela transformação do ‘lixo’ em ‘luxo’”.

  painel sustentávelO vidro, que leva milhares de anos para se decompor na natureza, tem infinitas possibilidades de transformação. A elaboração do projeto levou em conta a questão ambiental, diante do baixíssimo valor pago pelas garrafas nos centros de recolhimento de material reciclável, desestimulando o seu recolhimento. O projeto Painel Sustentável foi desenvolvido após estudos sobre a garrafa de vidro, tendo a técnica desenvolvida por Evandro Damasceno como alternativa para retirar esse resíduo da natureza por meio da reciclagem artística. O local escolhido para dar corpo a esta iniciativa não poderia ser mais apropriado. Além de Ermelino Matarazzo ser um bairro periférico com escassas possibilidades de trabalho e de formação para os jovens, abriga a maior fabricante de garrafas de vidro (a Owens Illinois que abraçou e patrocina o projeto) e também a única fábrica de reciclagem das mesmas garrafas de que se tem conhecimento (a Fábrica de Vidro Palmares, que vai abrigar as oficinas).

   Integrar a comunidade ao seu ambiente pela conscientização e geração de renda local, diminuindo o índice de vulnerabilidade e potencializado o sentido de cidadania é o propósito do projeto. “É importante mostrar para os jovens que há possibilidades de trabalho e renda no próprio bairro, partindo da oportunidade de uma formação agregada à versatilidade da reciclagem das garrafas e ao estímulo para a criatividade artística”, finaliza Gisele Rosa, curadora do Painel Sustentável, artista plástica e design de peças feitas com garrafa de vidro.

Protocolos para prevenção da covid-19

    Durante a realização do projeto serão respeitados todos os protocolos de segurança indicados Governo do Estado de São Paulo (uso de máscara, viseiras, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre as pessoas). As oficinas ocorrem com número reduzido de alunos em espaço amplo e arejado, e aulas teóricas são avaliadas para o formato online, sempre que necessário, assim com as palestras e os workshops.

  O projeto Painel Sustentável é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC – ICMS – Programa de Ação Cultural, com patrocínio da Owens Illinois, produção da Lenci Cultura Incentivada e apoio institucional da Fábrica de Vidro Palmares. O projeto tem a direção geral de Marcos Lenci com assistência de Kiko Vianello e Fernanda Couto, curadoria de Gisele Rosa, oficinas de vídeo com Alexandre de Oliveira, consultoria de Khondi, Evandro Damasceno como artista plástico convidado e administração de Cleo Chaves.

Projeto: Painel Sustentável

Todas as atividades são gratuitas

Oficina 1: Design em Vidro pelo Método Fusing

Oficina 2: Oficinas de Audiovisual

Início: 5 de janeiro de 2020

Dias/horários: terças e quintas – 9h às 12h ou 14h às 17h

Vagas: 20 (cada oficina). Publico: jovens a partir de 18 anos

Informações e inscrições: painelsustentavel@gmail.com (com Gisele Rosa)

Local: Fábrica de Vidro Palmares

Rua Fernão Mendes Pinto, 1306 – Ermelino Matarazzo, Zona Leste. São Paulo/SP.

Palestras / Workshops / Inauguração do Painel Sustentável: Datas e horários serão divulgados oportunamente.

Tradução »