Grupo Zumb.boys se apresenta na Zona Leste, Bela Vista e no Vale do Anhangabaú

Foto: Kelson Barros - Mané Boneco - Divulgação

Zumb.boys apresenta o espetáculo Mané Boneco, com entrada gratuita, em diversos espaços e convida o público para um momento de encontro com a beleza e a simplicidade do brincar através da dança

     De 08 a 28 de Novembro de 2019, o Grupo Zumb.boys – grupo que tem como base de sua pesquisa as danças urbanas – realiza uma temporada especial de seu mais recente trabalho “Mané Boneco”, com apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade de São Paulo.

    No dia 18 de Novembro (Segunda-feira), às 16h00, a apresentação acontece no CEU EMEF Água Azul, na Cidade Tiradentes, São Paulo. No dia seguinte (19 de novembro), às 8h00, o grupo se apresenta na FPAFRO – Faculdade Paulista de Artes, na Bela Vista.

    O grupo retorna à Zona Leste em 26 de Novembro (Terça-feira), às 15h30, para se apresentar no CCA Casa dos Meninos 1, em Guaianases, e em 27 de Novembro, (Quarta-feira), às 18h00, no Instituto Pombas Urbanas, na Cidade Tiradentes, São Paulo – SP.

    Encerrando a agenda do mês, no dia 28 de Novembro (Quinta-feira), às 17h30, o grupo participa do evento Dançando na Fonte, do CRDSP – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, que fica no Baixos do Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP.

   Mais recente trabalho de intervenção artística do Grupo Zumb.boys, Mané Boneco é um projeto que dialoga com a beleza e a simplicidade do brincar, tendo como inspiração “Mané gostoso”, boneco brasileiro encontrado em feiras nordestinas, que fez e faz parte da infância de muitas pessoas.

   Uma das propostas de Mané Boneco é que seja gostoso de assistir, da mesma maneira que nos divertimos ao brincar, livres de julgamentos, abertos a viver o encontro. E para que este espaço de encontro se estabeleça, foram criados códigos simples e de fácil reconhecimento, para que as pessoas se sintam à vontade em fazer parte do que está sendo apresentado.
Com este trabalho o grupo criou o termo “Uma dança que faz convites”. A platéia é convidada a um momento de brincadeiras e histórias construídas corporalmente.

   O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando do processo criativo de importantes companhias.

   Em 2016, recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz, com o O que se Rouba. Dança por Correio foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes.
Em 2017, foi novamente indicado ao Prêmio APCA na categoria Melhor Espetáculo, com O que se Rouba e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, pelo projeto Mané Boneco.

   Contemplado com o projeto Rastro na 26ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o grupo dá continuidade à sua pesquisa, explorando novas possibilidades de criação e produção em dança.

Ficha técnica
Direção: Márcio Greyk de Lima Ferreira. Dançarinos: Danilo Rodrigo Ferreira Nonato, David Castro Serra, Ednelson da Silva Guedes, Eriki Hideki, Igor Wilson de Souza, Márcio Greyk de Lima Ferreira.Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini.Produção: Júnior Cecon. Assistente de Produção: Márcia Ferreira

Mané gostoso
Inspirado no boneco brasileiro “Mané gostoso”, feito de madeira com pernas e braços articulados, movimentados por cordões, ao ser tracionados por duas madeiras que os sustentam.
     Uma intervenção que se estabelece através de um corpo virtuoso, brincalhão e articulado, que a todo momento deseja dialogar com as pessoas valorizando cada instante vivido, compartilhando momentos, brincadeiras e histórias construídas corporalmente.
Duração – 40 minutos – Entrada Grátis – Classificação Livre.

Tradução »