Falta de medicamentos no Brasil ameaça vida de pacientes de Hipertensão Pulmonar

Hipertensão Pulmonar

O medicamento sildenafila está em falta em diversas cidades do país, o que coloca em risco a vida de pessoas que vivem com Hipertensão Pulmonar

    Pacientes de todo o país vêm sofrendo com a falta de medicamentos para tratar a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), uma doença rara, grave e progressiva. Um dos medicamentos usados no tratamento da doença é a sildenafila, cuja compra e distribuição é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

    A HAP não tem cura, mas os medicamentos aumentam a sobrevida dos pacientes, e são de extrema importância para o tratamento, principalmente porque ajudam a controlar os sintomas, como falta de ar, fadiga, tontura e episódios de desmaio, que afetam diretamente a qualidade de vida e o dia a dia das pessoas.

    A ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas) registrou reclamação na ouvidoria do SUS e solicitou informação sobre a compra da medicação via Lei de Acesso à Informação Pública no Ministério da Saúde. Além disso, a organização apresentou uma denúncia ao Ministério Público Federal.

    Flávia Lima, presidente da ABRAF, afirma que não é a primeira vez este ano que há interrupção do fornecimento de sildenafila, utilizado como primeira linha de tratamento. “O desabastecimento de medicamentos para a hipertensão pulmonar tem sido constante, infelizmente. A hipertensão pulmonar é uma doença progressiva e potencialmente fatal e a interrupção do tratamento coloca a vida dos pacientes em risco”, afirma.

   Segundo estudo “Vivendo com hipertensão pulmonar: a perspectiva dos pacientes”, realizado pela ABRAF em 2019, uma das principais preocupações dos pacientes está relacionada ao acesso à medicação. Eles relatam situações de muita burocracia, de falta de informação dentro da rede de saúde, de longo tempo de espera para começar o tratamento. E quando começam o tratamento, constantemente os medicamentos estão em falta. Para 50% dos entrevistados na pesquisa, o problema que mais os preocupa é a falta de medicação.

   Aline Câmara mora em Campinas e faz tratamento para HAP desde 2011. Ela é acompanhada pelos médicos da Santa Casa da Misericórdia, em São Paulo. “Nesses 10 anos de tratamento, foram poucas às vezes em que fiquei sem remédio, porém isso tem se tornado um problema constante nos últimos anos”. Segundo ela, desde agosto a sildenafila está em falta na farmácia de Alto Custo de Campinas. “É um remédio essencial para meu tratamento e para o controle da doença, por isso é gravíssimo o atraso na compra desse medicamento. É dever do Ministério da Saúde garantir que os pacientes com doenças raras e graves tenham acesso ao tratamento, sem atrasos ou faltas, mas fica claro o descaso do Ministério com a vida dessa parte significativa da população. Eu, como todos pacientes com HAP, precisamos que a distribuição da sildenafila seja normalizada urgentemente, pois a falta desse remédio pode custar a nossa vida”.

    A sildenafila é um medicamento de alto custo, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São Paulo, Paraíba e Ceará foram as regiões mais afetadas até o momento.

A Hipertensão Pulmonar

     A HP é um termo abrangente e inclusivo para um grupo de várias doenças crônicas que afetam os pulmões e o coração. Somente no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivam com a doença. Algumas formas ou “subtipos” da HP são raras, bem como de desenvolvimento rápido, debilitantes e fatais. Inclusive, a taxa de mortalidade de pacientes com a doença é elevada, chegando a um percentual de 43% depois de cinco anos.

    Na HP, as artérias que levam o sangue do coração aos pulmões estreitam por razões que ainda não são totalmente compreendidas. O coração luta para bombear sangue através das artérias reduzidas, resultando em pressão arterial alta nos pulmões e dilatação do coração. Com o tempo, o coração sobrecarregado de trabalho se desgasta, podendo causar insuficiência cardíaca e morte.

     Embora seja mais comum em jovens adultos e em mulheres, a doença também afeta pessoas de diferentes idades. Os sintomas da Hipertensão Pulmonar, que podem incluir falta de ar, fadiga, tontura e episódios de desmaio, variam de paciente para paciente e, normalmente, não ocorrem até a doença ter progredido, o que atrasa o tratamento. Como esses sintomas também são comuns em outras enfermidades, como asma, bronquite ou insuficiência cardíaca, o diagnóstico da HP ainda é difícil de ser reconhecido.

    No Brasil, a ABRAF é a Associação que luta por melhores condições para os pacientes, promovendo diversas ações e eventos para chamar a atenção da sociedade e dos governantes para a causa. “A Hipertensão Pulmonar é uma doença bastante grave, mas ainda pouco conhecida pela população. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas e ajudar os pacientes, colocando a doença em evidência, a fim, também, de pressionar o governo a proporcionar um cenário mais digno para quem luta contra a HP no Brasil”, explica Paula Menezes, presidente da ABRAF.

   A doença, mesmo sem cura, não tira o direito dos pacientes de viverem melhor, aprendendo a conviver com a patologia e controlando seus sintomas. Por isso mesmo, o uso dos medicamentos é necessário e importantíssimo para garantir uma qualidade de vida melhor.

Sobre a ABRAF

A ABRAF – Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas é uma entidade privada sem fins lucrativos, cujo objetivo é apoiar a comunidade afetada por Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas por meio de conscientização, apoio e promoção de políticas públicas. A instituição tem como missão promover políticas públicas de acesso ao tratamento adequado em nível nacional, buscando, assim, prover o mais alto nível de qualidade de vida aos pacientes. No âmbito internacional, a ABRAF possui um Memorando de Entendimento com a PHAssociation, nos Estados Unidos, contribuindo para o intercâmbio de informações e melhores práticas na condução da entidade.
Sugestões para você

50 thoughts on “Falta de medicamentos no Brasil ameaça vida de pacientes de Hipertensão Pulmonar

  1. I just like the valuable info you supply to your articles.
    I’ll bookmark your blog and take a look at once more here regularly.
    I’m rather certain I will be told a lot of new stuff right here!

    Good luck for the following!

  2. Hello, Neat post. There is a problem with your site in internet explorer, may test this?
    IE still is the market chief and a big section of other folks
    will leave out your great writing due to this problem.

  3. Hi! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to give it a look.
    I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and
    will be tweeting this to my followers! Great blog and amazing design and style.

  4. I absolutely love your site.. Excellent colors & theme. Did you build this
    amazing site yourself? Please reply back as I’m trying to
    create my very own site and would like to know where you got this
    from or just what the theme is named. Thanks!

  5. I have been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts in this kind of house .
    Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website.
    Reading this information So i’m happy to express that I’ve a very just
    right uncanny feeling I discovered exactly what I needed.
    I most unquestionably will make certain to do not overlook this web site and provides it a glance
    regularly.

  6. With havin so much content and articles do you ever run into any
    issues of plagorism or copyright infringement? My site has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but
    it seems a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any solutions to help prevent content from
    being stolen? I’d really appreciate it.

    Also visit my web site 모바일바둑이

  7. Woah! I’m really loving the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between user
    friendliness and visual appearance. I must say that you’ve done a amazing job
    with this. Also, the blog loads very quick for me on Internet explorer.
    Outstanding Blog!

  8. Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the
    blog. Any responses would be greatly appreciated.

  9. เว็บตรง สล็อตฝากถอน ไม่มี
    ขั้นต่ำ 1 บาทก็ ถอนได้ เล่นสล็อตออนไลน์แล้วกดปุ่มหมุนเพื่อวางเดิมพันเพื่อหมุนล้อ จากนั้นสัญลักษณ์ของวงล้อของแต่ละเกมจะค่อยๆหยุด หากสัญลักษณ์นัดหยุดแต่ละเส้นกษัตริย์ในเกมนี้คุณจะได้รับโบนัสจากการหมุนสล็อต คุณสามารถดูสายการชำระเงินในแต่ละตารางเกม เกมสล็อตถือว่าง่ายต่อการเล่นด้วยการเล่นที่ง่าย

  10. Awesome blog! Is your theme custom made or did
    you download it from somewhere? A design like yours with a few simple adjustements
    would really make my blog stand out. Please let me know where you got your theme.
    With thanks

  11. This is really interesting, You are an overly professional blogger.
    I have joined your feed and stay up for in quest of extra of your fantastic post.

    Also, I have shared your website in my social networks

  12. We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community.

    Your site offered us with valuable info to work on. You’ve done a formidable
    job and our whole community will be grateful to you.

  13. What i don’t realize is if truth be told how you’re not
    really much more well-liked than you may be right now.
    You are very intelligent. You know thus significantly
    in terms of this matter, made me personally imagine it from so many numerous angles.
    Its like men and women aren’t interested except
    it is one thing to accomplish with Lady gaga! Your personal stuffs nice.
    At all times handle it up!

  14. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  15. Hi, Neat post. There is an issue along withh your website in web
    explorer, might check this? IE noneteless is the market chief and a good section of folks will leave out your magnificent writing due to this problem.

    Here is my weeb blog; casino malaysia

  16. Hey! I could have sworn I’ve been to this site
    before but after reading through some of the post I realized it’s new to
    me. Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll
    be book-marking and checking back frequently!

  17. Hello! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I genuinely enjoy reading through
    your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects?
    Thanks a ton!

  18. I think that is one of the so much significant
    info for me. And i’m satisfied studying your article.
    However should commentary on few basic things, The site taste is wonderful, the articles is in point of fact excellent :
    D. Just right activity, cheers

  19. Politechnika Częstochowska

    ul. J.H. Dąbrowskiego 69
    42-201 Częstochowa
    NIP: 573-011-14-01
    Informacje

    bip.svgBiuletyn Informacji Publicznej

    Zamówienia Publiczne

    Informacje o cookies

    Deklaracja dostępności

    Inspektor Ochrony Danych

    SARS-CoV-2
    Wydziały

    Wydział Budownictwa

    Wydział Elektryczny

    Wydział Inżynierii Mechanicznej i Informatyki

    Wydział Inżynierii Produkcji i Technologii Materiałów

    Wydział Infrastruktury i Środowiska

    Wydział Zarządzania

    logo ePUAP

    Adres skrytki podawczej Politechniki Częstochowskiej w systemie ePUAP: /PolitechnikaCzestochowska/SkrytkaESP

  20. Politechnika Częstochowska

    ul. J.H. Dąbrowskiego 69
    42-201 Częstochowa
    NIP: 573-011-14-01
    Informacje

    bip.svgBiuletyn Informacji Publicznej

    Zamówienia Publiczne

    Informacje o cookies

    Deklaracja dostępności

    Inspektor Ochrony Danych

    SARS-CoV-2
    Wydziały

    Wydział Budownictwa

    Wydział Elektryczny

    Wydział Inżynierii Mechanicznej i Informatyki

    Wydział Inżynierii Produkcji i Technologii Materiałów

    Wydział Infrastruktury i Środowiska

    Wydział Zarządzania

    logo ePUAP

    Adres skrytki podawczej Politechniki Częstochowskiej w systemie ePUAP:
    /PolitechnikaCzestochowska/SkrytkaESP

  21. I am curious to find out what blog platform you are using?

    I’m having some small security issues with my latest blog and I would like to find something more safe.
    Do you have any suggestions?

  22. І mսst thаnk yоu for tһe efforts you’νe pᥙt in writing thiѕ website.

    Ӏ’m hoping to check оut the ѕame high-grade cοntent from you in tһe future as well.
    In truth, your credative writing abilities һɑs encouraged me to ցet my very օwn site now 😉

    Also visit mу web-site – Harfli Pastalar

  23. I just could not depart your site prior to suggesting
    that I extremely enjoyed the usual information an individual supply on your visitors?

    Is going to be back often in order to check out new posts

  24. Hi I am so happy I found your webpage, I really found you by accident,
    while I was searching on Aol for something else, Regardless I am here now and would just like to say many thanks
    for a marvelous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the
    moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read much more, Please do keep up the great job.

Comments are closed.

Tradução »