Exposição resgata história do bairro da Penha

exposição Penha

Divulgação

Santuário, praças, ruas, posto policial e sorveterias são alguns destaques

    Entender a memória de um bairro é valorizar toda a tradição existente desde o seu início apresentando acontecimentos, curiosidades e muitas transformações. E é por meio dessa linha cronológica que o Shopping Penha traz para o seu público a exposição “Penha Histórica”, uma mostra com imagens fotográficas pertencentes ao acervo do Memorial Penha da França.

   Francisco Folco, responsável pela curadoria da exposição, traça uma linha do tempo do bairro da Penha, revelando curiosidades como, por exemplo, a religiosidade muito cultuada na região que traz como destaque a igreja Nossa Senhora da Penha, padroeira de São Paulo. Outros pontos também são apresentados como a cultura de subsistência praticada no surgimento do bairro até o final do século 19 com a produção agrícola, a pesca e a exploração de pedras e areias das margens do rio Tietê.

  A partir de 1967 a região teve um salto de modernidade e transformação com a construção de novos edifícios, como o Centro Cultural da Penha, porém, sempre preservando a peculiaridade de sua arquitetura clássica.

  A tradição revela que as famílias daquele tempo tinham alto poder aquisitivo e um grande historiador da colina, Hedemir Linguite, foi o responsável pelos registros fotográficos dos festejos e paisagens urbanas antigas. Com o seu falecimento, todo o material foi doado pela família ao acervo do Memorial Penha de França.

  Para conhecer a história do bairro e apreciar a mais perfeita seleção de imagens, informações e curiosidades, a exposição “Penha Histórica” é gratuita e está localizada no 1º piso do empreendimento.

Leia também

Ladrões fazem arrastão na Avenida Gamelinha

Paredão de Funk fecha via importante na Zona Leste

Tradução »