Estado afasta professor que levou arma para escola em Suzano

Riselda Morais

professor

Professor Esdra Bandeira da Silva. Foto reprodução rede social

   Professor de matemática deixa cair arma de fogo na quadra  durante jogo de vôlei com alunos

  Na tarde desta terça-feira (20) o Governador Rodrigo Garcia determinou o afastamento do professor de matemática que levou, dia 23 de junho, uma arma para a Escola Estadual José Benedito Leite Bartholomei, em Suzano, São Paulo.

  O professor Esdra Bandeira da Silva estava jogando Vôlei na quadra da escola, com os alunos, quando deixou a arma cair no chão. Na ocasião, o professor alegou para a diretoria da escola que possui registro de arma e certificado de CAC (colecionador, atirador e caçador) o que, segundo Esdra lhe dá direito a Porte de Arma em Trânsito.

  Certificado de CAC – colecionador, atirador e caçador não é porte de arma

  No entanto, o porte em trânsito só dá direito que ele esteja com a arma durante o deslocamento de sua residência para o local de treino de tiro.

   De acordo com posts feitos nas redes sociais pelo professor Esdra, ele conseguiu tirar o Certificado CAC uma semana antes do ocorrido. Entre fotos e vídeos postados em que Esdra aparece no estande de tiros segurando a arma, tem uma postagem de 25 de junho, na qual ele comemora ter conseguido o Certificado, mas ele não tem a legalidade do Porte de Arma.

“Inadmissível a conduta desse professor. Determinei o afastamento imediato dele. Isso não é exemplo pra nenhum jovem”, afirmou o governador Rodrigo Garcia por meio de suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (21).

   Com efeito, o afastamento do professor de matemática Esdra Bandeira da Silva  foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (21).
Além do afastamento do docente, foi aberto um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e aberto um processo de apuração do caso.

   Entretanto, para que novos casos não se repitam, a Secretaria de Educação encaminhou comunicado aos dirigentes regionais de ensino de todo Estado, com parecer da Procuradoria Geral do Estado quanto ao porte de arma dentro das escolas estaduais.

O que diz a PGE

   No entanto, de acordo com a PGE – Procuradoria Geral do Estado de São Paulo os documentos que o professor apresentou não lhe autoriza o porte de arma de fogo.

. “Trata-se de documentos que autorizam a posse de arma (que não se confunde com porte) para tiro desportivo e o porte de trânsito de arma de fogo. Como a escola, por óbvio, não faz parte do trajeto entre a origem e os locais de prática de tiro, a documentação não autoriza ao professor portar arma dentro da unidade escolar”, diz o parecer da PGE assinado pelo Procurador Wesley de Castro Dourado Cordeiro.

Tradução »