Diversidade e saúde: 10ª Virada Inclusiva no CEU Aricanduva

Foto: Riselda Morais

    A Virada Inclusiva, que tem o intuito de celebrar a diversidade e promover a inclusão de pessoas com deficiência, irá ocorrer nesse sábado, 30 de novembro, 9h às 12h no CEU Aricanduva, sito a Av. Olga Fadel Abarca, s/n, Jardim Santa Teresinha.

   A programação inclui uma experiência sensorial que dará oportunidade aos visitantes de experimentar a rotina de um deficiente visual.

  O Cuidando do Seu Coração, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo em parceria com a Fundação Novartis, irá apoiar o CEU Aricanduva durante Virada Inclusiva com ações que estimulam hábitos saudáveis. A iniciativa irá trazer uma bicicleta-liquidificadora, que produz sucos naturais com a energia das pedaladas, um mutirão de aferição de pressão e uma mesa com nutricionista da SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão) para tirar as dúvidas dos visitantes sobre alimentação.

Sobre Cuidando do Seu Coração

    Atendendo uma necessidade da Organização Mundial da Saúde para o combate às doenças crônicas não transmissíveis, surgiu o Better Hearts Better Cities, uma iniciativa social internacional de saúde que, no Brasil, ganhou o nome de Cuidando do Seu Coração.

   A iniciativa, que tem como principal parceiro a Secretaria da Saúde da Cidade de São Paulo, está sendo implementada num modelo piloto no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Tem como premissa a criação de um ecossistema de saúde numa ação intersecretarias, como a Secretaria Municipal de Educação via Programa Saúde na Escola.

   O objetivo é oferecer soluções para rastrear, tratar e conscientizar a comunidade sobre a hipertensão e, assim, inspirar e acelerar iniciativas que otimizem a atenção à doença.

   A hipertensão é uma doença crônica e silenciosa, e a que mais mata no mundo – atingindo 1 a cada 4 pessoas na cidade de São Paulo.

  O Cuidando do Seu Coração é uma iniciativa da Fundação Novartis, baseada em coalisão e parcerias com organizações internacionais e nacionais, como a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a Associação Samaritano, a APS Santa Marcelina, a Faculdade Santa Marcelina, a IQVIA, a American Heart Association (AHA) e a Agência Tellus – responsável por implementar o projeto.

Tradução »