Com dívida de mais de 1,1 bilhão, rede de supermercados Dia pede recuperação Judicial

Riselda Morais

Supermercado Dia da Avenida Waldemar Carlos Pereira é uma das lojas que será fechada

Rede Dia entrou com pedido uma semana depois de fechar 343 lojas e três armazéns

     A rede espanhola de Supermercados Dia, entrou nesta quinta-feira (21), com pedido de recuperação judicial no Brasil.
A ação na justiça paulista no valor de 1,1 bilhão tem como objetivo, tentar recuperar a atual crise financeira da rede de supermercados que está no Brasil desde 2001 e segundo ela, “tem investido mas não tem obtido o retorno esperado”.

    Apesar dos “persistentes resultados negativos no Brasil”, a rede Dia continua com 244 lojas em operação no Estado de São Paulo.

   Em nota, a rede Dia esclarece que “o pedido de recuperação judicial se limita exclusivamente ao Dia Brasil, não impactando a situação financeira na Espanha e na Argentina”, afirma ainda que “Diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento enquanto se aguarda a definição de novas decisões estratégicas, como a anunciada hoje”.

   De acordo com balanço divulgado pela rede, em 2023 a rede teve um prejuízo líquido no Brasil de 154 milhões de euros e resultado geral negativo em 30 milhões de euros. Na Espanha a rede obteve lucro líquido de 22 milhões de euros, na Argentina o lucro foi de 6 milhões de euros. Já as vendas líquidas, em operação global foi de 6,76 bilhões de euros em 2023.

Tradução »