Centros Esportivos vão reabrir das 6h às 12h

Uso de máscara será obrigatório e usuários poderão fazer apenas caminhadas ao ar livre. Frequentadores terão que medir temperatura na entrada. 

Centro Esportivo CERET

Centro Esportivo CERET. Divulgação

      A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEME),  vai reabrir os Centros Esportivos a partir da próxima segunda-feira, 6 de julho.

   As regras foram publicadas na edição desta que quinta-feira (2) no Diário Oficial do Município.

   Os clubes estavam fechados desde o dia 16 de março para evitar a proliferação do novo coronavírus, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.

    A reabertura, neste primeiro momento, será apenas para caminhadas ao ar livre, das 6h às 12h. A decisão também vale para o Parque das Bicicletas, em Moema, na zona sul, que é de responsabilidade da SEME.

   A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) administra 48 Centros Esportivos em todas as regiões de São Paulo. A estimativa, com base em números antes da pandemia, é de que os clubes sejam frequentados nesta fase de abertura por 40% de seus usuários, o que corresponde a 148 mil pessoas ao mês.

    Os Clubes da Comunidade, equipamentos de administração indireta, vão continuar fechados.

Regras para a reabertura dos Centros Esportivos

  • O uso de máscaras será obrigatório;
  • A prática de  esportes coletivos, utilização de campos, piscinas, playgrounds e academias, tanto internas quanto externas, está proibida;
  • O número de portões de acesso aos Centros Esportivos será reduzido para facilitar o controle da entrada de pessoas. Se houver aglomeração outros portões serão abertos;
  • Os funcionários dos Centros Esportivos vão utilizar termômetros para medir a temperatura dos usuários nos portões de acesso aos clubes. Se a temperatura da pessoa medir acima de 37,5ºC será orientada a seguir as orientações dos protocolos das autoridades sanitárias;
  • Equipamentos como banheiros e maçanetas receberão maior atenção na higienização;
  • Serão disponibilizados nos Centros Esportivos cartazes informativos sobre a Covid-19 e medidas de prevenção;
  • Não será permitida a aglomeração de pessoas nas dependências dos Centros Esportivos.
  • Os frequentadores deverão cumprir medidas de distanciamento social;
  • Os usuários deverão levar seus próprios meios de hidratação para evitar o compartilhamento com outras pessoas.

    Os Centros Esportivos da Lapa, Mooca, Santana, Tietê, Santo Amaro e Barra Funda, que estão à disposição da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) para a Operação  Baixas Temperaturas e também abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social suspeitas ou vítimas da Covid-19 permanecem fechados.

    O Centro Esportivo Jaguaré permanecerá fechado, uma vez que a equipe de servidores que atende o clube cumpre  período quarentena.

Leia também

SP define centros que farão testes da vacina contra o coronavírus
Vacina contra gripe é estendida para todas as idades em SP

Auxílio Emergencial é prorrogado até agosto

Tradução »