Centro Esportivo Vila Manchester reinaugura piscinas

Divulgação

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também informa que as 50 piscinas públicas da Prefeitura foram reabertas para a população.

    Os moradores da zona leste de São Paulo, especialmente os da Vila Carrão, voltam a ter à disposição neste sábado as piscinas do Centro Esportivo Vila Manchester.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, vai entregar à população o espaço reformado, com novos vestiários, telhados, elevadores e toldos. Também foi construída uma rampa de acessibilidade, antes inexistente.

   Para celebrar, algumas atrações de alunos do próprio clube serão realizadas a partir das 9h, como um “aulão de ginástica”, dança cigana e uma apresentação de capoeira adaptada.

   Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, a reinauguração das piscinas do Centro Esportivo Vila Manchester mostra a seriedade da atual gestão em cumprir o Plano de Metas 2019-2020. “Temos o compromisso de revitalizar 33 clubes, o que corresponde a 70% dos Centros Esportivos que são diretamente administrados pela SEME. No Vila Manchester, por exemplo, os vestiários foram totalmente recuperados, incluindo as obras nas partes hidráulica e elétrica. As piscinas também ganharam rampa de acessibilidade, o que para nós é muito importante, queremos fazer de São Paulo uma cidade cada vez mais inclusiva.”

   O Vila Manchester, também conhecido como Vicente Ítalo Feola, fica na Praça Haroldo Daltro, s/nº.
É o clube da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com o maior número de piscinas – são quatro unidades, sendo duas em formato de feijão, uma semi-olímpica e uma infantil.

  Em 55.000 m², o centro esportivo abriga também campo de futebol com arquibancada, ginásio esportivo, playground, quadras poliesportivas, quadra de gatebol, salas de ginástica geral e um auditório de atividades voltadas à terceira idade.
Demais piscinas públicas

  Antes mesmo da chegada oficial da primavera no hemisfério sul – a estação inicia no dia 23 de setembro -, a temperatura em São Paulo já subiu. Sendo assim, para que perder tempo, não é mesmo? Estão reabertas desde terça-feira (17) todas as piscinas dos Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEME. São 27 clubes com até quatro unidades disponíveis totalmente de graça para a população se divertir e refrescar-se.
   No total, há 50 piscinas disponíveis, de todos os tamanhos e profundidades, desde infantil até a olímpica. Todas funcionam de terça a domingo, das 8h às 17h, com monitores aquáticos capacitados para garantir a segurança da população. Às segundas, permanecem fechadas ao público para manutenção.
   

   Para frequentá-las é preciso se tornar sócio do Centro Esportivo e fazer uma carteirinha. Mas fique tranquilo, porque é gratuito. Basta levar um documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.
Piscina do Ceret, a maior de todas

   Entre as piscinas da Prefeitura de São Paulo, o destaque é para a do Ceret, que fica no Tatuapé.
É a maior piscina pública da América Latina, com de 5 milhões de litros de água, 100 metros de comprimento e 50 metros de largura.
Nos fins de semana de calor recebe até 4 mil pessoas.

O que é permitido e o que é proibido

    O uso de protetor solar é autorizado, assim como de touca de banho e óculos de natação. Crianças até seis anos podem usar flutuadores de braços ou cintura.
O usuário não pode utilizar a piscina em caso de doenças infectocontagiosas e qualquer tipo de ferimento (artigo 52. Decreto 1.366/79); usar joias, bijuterias, grampos ou outros objetos cortantes e oxidáveis, além de ser proibido de comer, beber e fumar no parque aquático.
Também não é permitido entrar alcoolizado nas dependências, além de ser autorizado correr, usar fraldas e absorventes, shorts e bermuda.
Homens devem trajar sunga e mulheres, maiô ou biquíni. Roupas de banho transparentes não são permitidas.
   Antes de entrar no parque aquático, o usuário deve banhar-se e passar pelo lava-pés. Crianças menores de seis anos precisam entrar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.
Recomendações
Para entrar nas piscinas é necessário aguardar, no mínimo, duas horas após as principais refeições e verificar a profundidade delas antes de mergulhar.
Não é recomendado beber a água delas.
Para garantir maior segurança e bem-estar às crianças e aos adolescentes, devem ser seguidas as determinações mencionadas abaixo:

1) Crianças de até seis anos de idade só poderão entrar na piscina acompanhadas dos pais ou responsável;
2) Menores a partir de sete anos e adolescentes até 18 incompletos só poderão frequentar as piscinas com autorização por escrito, assinada pelos pais ou responsável, e acompanhada de cópia do documento de identidade (RG) do subscritor, a qual ficará arquivada na secretaria da unidade;
3) Jovens a partir de 18 anos poderão entrar nas piscinas independentemente de autorização;
4) Não há pagamento de taxas e é necessário fazer a carteirinha, de preferência no clube que o munícipe irá frequentar.

Tradução »