Associação Cultural Kinoforum incentiva crianças a filmarem seus próprios sonhos

Divulgação

Oficina “O CINEMA DOS MEU SONHOS” acontece na EMEF General Liberato Bittencourt, na Zona Norte de São Paulo, de 15 a 19 de abril

     De 15 a 19 de abril, a Associação Cultural Kinoforum, promove, por meio das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, a oficina “O Cinema dos Meus Sonhos”, para crianças de oito anos, na EMEF General Liberato Bittencourt, na Zona Norte de São Paulo. Na oficina, os alunos serão orientados a criar, dirigir, gravar e editar quatro curtas-metragens com premissas que surjam a partir dos seus próprios sonhos. Além de produzir e editar os curtas em celulares, os alunos também terão aulas teóricas sobre cinema.

    Desde 2001 as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual oferecem oficinas de sensibilização ao audiovisual, em comunidades e escolas da capital paulista e da região metropolitana.

“O projeto passou a marca de 90 oficinas realizadas e já proporcionou a mais de 2.300 jovens, adolescentes e crianças a possibilidade de elaborar, dirigir, produzir e fotografar curtas digitais a partir de suas próprias ideias. Nosso objetivo nesta oficina é promover a criação e o uso da linguagem audiovisual tendo como ponto de partida os sonhos das crianças participantes da oficina”, explica Christian Saghaard, Coordenador das Oficinas Kinoforum.

    A Associação Cultural Kinoforum também organiza o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Os curtas produzidos durante a oficina serão exibidos na 35° edição deste ano do Festival, que acontecerá em agosto.

Esse projeto tem patrocínio da SPCINE e da Secretaria Municipal de Cultura.

 Sobre a Associação Cultural Kinoforum

A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em março de 1995 por Zita Carvalhosa e constituída para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica e audiovisual, com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro e seu intercâmbio com a cena internacional. Acompanhe o projeto Kinoforum 

Entre seus objetivos gerais e atividades destacam-se:

· a realização anual do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

desde 1990.

· a realização das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual desde 2001

· a edição anual do Guia de Festivais de Cinema e Vídeo – desde 1999

· o intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais

· a manutenção do banco de dados e de um núcleo permanente de informações

sobre o desenvolvimento da criação audiovisual

· a divulgação tanto no Brasil e internacionalmente

 Sobre a Spcine

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Tradução »