Águas de Gaia oferece vivências gratuitas de surf para mulheres no litoral de SP

Águas de Gaia

Águas de Gaia tem levado surf para mulheres no litoral norte de São Paulo. Divulgação

    O projeto Águas de Gaia está com inscrições abertas para as 11 vivências que acontecem em janeiro nas cidades de Bertioga, na praia do SESC, e São Sebastião, na praia de Juquehy.

   As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pela internet, pelo formulário disponível no Instagram do projeto. O projeto é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio da Cia Muller e com apoio do SESC Bertioga e da escola de surf Green Way Brasil.

    Com o objetivo de valorizar a energia do feminino por meio de práticas de surf e vivências corporais, o projeto, que utiliza metodologia própria, está no litoral paulista desde agosto e tem transformado a vida de mulheres por onde passa.

“Eu não sei nadar e, mesmo assim, participar da vivência do Águas de Gaia foi maravilhoso! Teve muita conexão e consegui surfar e ficar em pé na prancha”, conta Cris Oliveira. “Comecei a aula com medo e, ao final, estava me sentindo poderosa, com muita energia e ao mesmo tempo relaxada”, relata Pauline, que também participou da vivência na praia de Juquehy.

    “É importante trazer essa força e conexão para as mulheres. O resgate feminino traz muitos aprendizados, e utilizamos o oceano para esse resgate”, explica Cris Brosso, que é um exemplo de transformação e idealizadora do projeto. “Saí da depressão pós-parto devido ao surf e vi muitas mulheres atingirem a saúde mental e até mesmo deixar relacionamentos abusivos”, afirma.

    Feito por mulheres para mulheres, o projeto leva, além da conexão com o esporte, consciência ambiental, promovendo ações com parceiros locais para limpeza das praias. Com menos de um ano de atividade, o projeto já passou por cinco cidades, de quatro diferentes estados, e ofereceu mais de 160 vivências, atendendo mais de 800 mulheres.

    Pelo Instagram do projeto é possível acompanhar as datas e os locais das atividades em todos os polos. Todas as vivências contam com refeição para as participantes, cuidadoras para as crianças de mulheres que tiverem essa necessidade e há também a possibilidade de organizar transporte para as participantes.

 Vivências de surf Águas de Gaia – SESC Bertioga

Inscrição: via formulário on-line disponível no Instagram do Águas de Gaia
Datas e horários:
25, 26 e 27/01 das 13h às 17h

 Vivências de surf Águas de Gaia – Juquehy

Inscrição: via formulário on-line disponível no Instagram do Águas de Gaia
Datas e horários:
24, 29, 30 e 31/01 das 8h às 12h e das 13h às 17h

 Sobre o Águas de Gaia

O Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.

 Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva (Campinas 2019), Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.

Tradução »