5 benefícios dos esportes de areia que você não sabia

esportes de areia

Associados jogando futevôlei na quadra do pinheiros - Fonte: divulgação

Muito praticado nas praias: os esportes de areia estão tomando as cidades com cada vez mais adeptos

    São Paulo é conhecida como a terra da garoa, mas se engana quem acha que não dá para aproveitar um pouco da praia nesta “selva de pedra”. Situada em um dos bairros mais nobres da cidade, está o Esporte Clube Pinheiros que possui 7 quadras para esportes de areia.

    Eles se popularizaram nas praias dos Estados Unidos na década de 60, e chegou conquistando os Brasileiros logo em seguida. Hoje o país , só no Vôlei de Praia, possui 13 medalhas olímpicas no total de conquistas, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. De 2016 para cá, o número de praticantes aumentou. Em março de 2020, o Esporte Clube Pinheiros decidiu fazer uma reforma em suas quadras: são 1834 metros quadrados de área e 117,4 toneladas de areia que são tratadas periodicamente.

“O Clube dentro de suas areias disponibiliza treinos aos associados de Vôlei de Praia (Infantil e Adulto), Tênis Beach (Modalidade de tênis jogada na areia), FuteVôlei e Peteca. Em quatro anos, vimos os números de praticantes aumentar cerca de cinco vezes mais” explica Vitor Castaldi, Coordenador da modalidade no Esporte Clube Pinheiros.

   Ainda segundo o Coordenador dos Esportes de Areia, Vitor Castaldi, são cerca de 500 associados inscritos em todas as modalidades, para ele “O ambiente é memorável e serve como uma terapia para quem precisa mudar de vida. Além de contribuir beneficamente para a saúde”.

Pensando nisso, a equipe de esportes de areia do Esporte Clube Pinheiros elaborou 5 benefícios da prática de esportes de areia:

• A queima mais rápida de calorias

    Todo o ambiente das quadras e todos os movimentos dos esportes de areia proporcionam a queima mais rápida dessas calorias. É um esporte praticado ao ar livre e o sol faz com que os níveis de vitamina D, sejam sintetizados pelo corpo. Além de a própria areia, exigir mais força dos músculos inferiores para impulsionar o corpo.

• Saúde para o coração

    Cardiologistas recomendam atividades físicas para os praticantes. Como esportes de areia movimentam o corpo inteiro de uma forma intensa, eles ativam a circulação do sangue de uma forma mais rápida. E por ter uma grande queima de calorias, os esportes de areia combatem o colesterol.

• Coordenação motora e espacial

   Todos os esportes de areias trabalham todos os músculos, no vôlei ou no beach tennis a coordenação motora é trabalhada, assim como a noção de espaço do próprio corpo, pois a areia fofa é diferente de outro terreno, ela se molda e absorve impacto. Além disso, aumenta o raciocínio, por se tratar de um jogo rápido, os jogadores precisam estar atentos na quadra, na bola ou peteca, e tomar as melhores decisões táticas.

• Evita lesões

   Pela areia ser fofa ela se molda conforme pisamos, isso faz com que os músculos da perna se tornem mais resistentes evitando assim lesões. Os esportes de areia tem uma eficácia duas vezes mais rápida no fortalecimento do que em outro terreno.

• Evita o estresse e a depressão

   Estar em contato com a areia, o sol e todo o ambiente proporciona uma sensação de liberdade e a desconexão com a vida caótica. Segundo um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, correr em locais rodeados pela natureza gera boas sensações, como positividade, reduz o estresse e aumenta a energia.

   Os treinos no Esporte Clube Pinheiros voltaram com todos os protocolos de segurança e a redução do contato entre as pessoas. Os vestiários só estão operando com 40% da capacidade, os ambientes são limpos com uma frequência maior, para a entrada no clube é necessário medir a temperatura e preencher um formulário de anamnese (situação de saúde).
Tradução »