3ª Caminhada Solidária Vida Nova contra AIDS

vida nova

Divulgação

Instituto Vida Nova promove Caminhada Solidária alusiva a Luta Contra AIDS

    O Instituto Vida Nova, ONG que atua há 21 anos na luta contra a aids em São Miguel Paulista, periferia de da cidade de São Paulo, vai realizar, em 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a terceira caminhada em solidariedade as pessoas vivendo com HIV/Aids.

  Este ano, devido ao distanciamento social imposto pelo novo coronavírus, o evento será online. A ideia é conscientizar a população para a importância da prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e combater o estigma, preconceito e discriminação às pessoas com HIV/Aids.

A iniciativa também quer engajar jovens e adultos nesta luta.

   O estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV.

   Temos que aproveitar o 1º de dezembro para provocar reflexões, dando visibilidade para esta causa que é de todos nós.

   Para participar da caminhada é simples, basta se conectar, a partir das 14h50, nas redes sociais (Face book e Youtube) do Instituto Vida Nova.

    Neste ano, a programação está recheada de intervenções artísticas e lives. Convidamos especialistas na temática e cada um terá 10 minutos para contextualizar a política de aids e o Dia Internacional. A ideia é que os bate-papos sejam bem descontraídos, sem perder a importância do assunto.

Cada convidado/a terá até 3 minutos para fazer uma expressão artística: cantar, tocar algum instrumento musical, ler um poema, ler um trecho de um livro, fazer uma performance…

Nosso evento também terá divulgação na TV Minuto do Metrô e panfletagem na Estação de Metrô Tatuapé.

  “Em 40 anos de história em que foram necessárias muitas lutas para as conquistas que hoje temos, em tempos atuais vivenciamos também a pandemia da Covid-19. Contudo não podemos flexibilizar, temos muito a melhorar”, comentou o idealizador do evento.

   No Brasil, em 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, foram diagnosticados 43.941 novos casos de HIV e 37.161 casos de aids, com uma taxa de detecção de 17,8 por 100 mil habitantes. Entre 1980 e junho de 2019, o país registrou 966.058 casos de aids.

   Em São Paulo, de acordo com dados da Coordenação Estadual de DST/Aids, desde 1980 até o primeiro semestre de 2018, foram notificados mais de 267 mil casos de Aids em São Paulo. A taxa de incidência da doença em território paulista teve queda de 31,3% na última década. Em 2017, a taxa foi de 14,9 casos por 100 mil habitantes, contra 21,7 casos dez anos atrás. Em números absolutos, foram 8.763 casos em 2008, e 6.505 casos em 2017.

   Embora as notificações de Aids estejam diminuindo nessa década, o número de casos novos notificados pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids) cresceu 3,5 vezes entre homens jovens que fazem sexo com homens em São Paulo. A cada 100 mil homens, o salto foi de 17,8 em 2008 para 39,1 em 2017. A maior concentração é entre jovens de 20 a 24 anos, com 88,3 novas infecções por 100 mil habitantes, no ano passado.

   A caminhada solidária será realizada em parceria com a Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, Coordenadoria Regional de Saúde da Zona Leste, Programa Estadual de DST/Aids e Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

    No dia 1° de dezembro, o mundo comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, municipais, distrital e organizações sociais.

 Sobre o Instituto Vida Nova

   Promove a solidariedade através de ações dirigidas às pessoas infectadas com HIV, doentes de aids, visando à melhoria da qualidade de vida e desenvolvendo do indivíduo para o exercício de sua cidadania.

   Atualmente 835 famílias são beneficiadas com serviços de psicologia, fisioterapia, massoterapia, atividade física, grupo de convivência, grupo de adesão ao tratamento, curso de informática, fornecimento de alimento, medicamentos, roupas e fraldas descartáveis. Atua na prevenção às IST/HIV-Tuberculose com palestras roda de conversas e também no controle social das políticas públicas de saúde.

 Serviço:

3ª Caminhada Solidária de Luta Contra a Aids – Zona Leste

 Quando: 1º de dezembro, dia Mundial de Luta Contra a Aids

 Onde: Transmissão ao vivo e simultânea no facebook e youtube https://www.facebook.com/americo.nunesneto

ou https://www.youtube.com/c/VIDANOVACOMVOC%C3%8A/videos?view_as=subscriber

 Horário: Das 14h50 às 22h00

Atividades Complementares:

Shows com Drags Queens

Exibição de vídeos

Tradução »