UBS Cidade Nova São Miguel passa a funcionar em novo endereço e com novos serviços oferecidos à população

Foto: Luiz Guadagnoli/SECOM

Foto: Luiz Guadagnoli/SECOM

  

     
Riselda Morais

A UBS de São Miguel Paulista, zona leste da capital, passou a funcionar desde a terça-feira (09), na Avenida Mohamad Ibrahim Saleh, 902.

    A boa nova aos moradores da região é que a unidade, passou a oferecer também, Serviço Odontológico com quatro equipes, composta por um odontologista e um auxiliar cada e Atendimento à Saúde da Pessoa Idosa com equipe especializada, além de uma base do SAMU integrada que atenderá aos chamados a partir da Unidade Básica de Saúde.

    A UBS já contava com uma equipe de sete profissionais no Núcleo de Apoio à Saúde Família (NASF) e recebeu o reforço de mais duas equipes de Estratégia de Saúde Familiar (ESF), totalizando seis equipes que visitarão à comunidade usando tablets que agilizarão o trabalho de coleta de informações.

     A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou as novas instalações, atendendo a antigas reivindicações dos moradores que, há mais de dez anos, solicitavam a transformação do antigo espaço de apenas 250 m² em equipamento de Saúde UBS com melhor capacidade de atendimento.

“Esta unidade representa a vitória da luta da população, pois foram anos e anos de reivindicação para que este equipamento fosse construído. Uma obra que começou em 2015, ainda na gestão anterior, e quando chegamos a Prefeitura a determinação foi de antes de começar qualquer coisa nova teríamos que terminar o que os outros não terminaram, pois o pior recurso é o da obra parada, do equipamento que não foi entregue para a população”, disse o prefeito Bruno Covas.

    A nova sede teve um investimento de R$ 800 mil em mobiliário e equipamentos, além do custo médio mensal de R$  700 mil, tem uma área de 2.900 m², sendo 1.400 m² de área construida e capacidade para atender a mais de 6,4 mil famílias cadastradas, cerca de 20 mil usuários que moram no entorno da UBS que atende aos distritos de São Miguel, Vila Jacuí e Jardim Helena.

Tradução »