Sua fonte segura de informação

Saúde

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash

Secretaria de Políticas para as Mulheres inicia suas atividades com diálogo com a sociedade civil 

 

Haddad cumprimenta Eleonora Menicucci, ministra da secretaria federal de Políticas para Mulheres.

O prefeito Fernando Haddad participou nesta segunda-feira (14) do diálogo inaugural da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres com a sociedade civil e movimentos sociais e reafirmou a intenção de enfrentar as desigualdades de gênero e preconceito contra as mulheres. A pasta, liderada por Denise Motta Dau, iniciou suas atividades apresentando sua estrutura e seus objetivos a mais de 150 pessoas que atuam com as questões de gênero, na sede da Prefeitura, na região central. Encontro contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da secretaria federal de Políticas para Mulheres.
Para o prefeito, as políticas públicas para o setor deverão ser realizadas por meio da articulação entre as diversas secretarias da administração municipal. “Há toda uma gama de políticas públicas que a nova secretaria vai acompanhar. O importante é mobilizar as secretarias que cuidam de direitos universais para este novo olhar”, disse.
Durante o evento, Haddad reafirmou o objetivo de promover na cidade um ambiente de paz e de tolerância. “Nós não estamos aqui tratando só da violência contra a mulher. Esta questão normalmente preside os debates porque é intolerável. Mas há muitas coisas intoleráveis na nossa cidade que precisam mudar, como a ocupação dos espaços públicos. Teremos a preocupação de organizar o espaço público no sentido de atender a todos e a todas”, afirmou Haddad.
As políticas públicas para as mulheres passam por ações de segurança pública, como o reforço na iluminação das ruas, pelo aumento no número de vagas em creches, por investimentos na promoção da saúde da mulher e pela gestão de programas habitacionais, entre outras iniciativas. “A superação das desigualdades e a promoção da justiça social a partir da perspectiva de gênero será impulsionada a partir desta secretaria, que formulará, coordenará e executará políticas para as mulheres, em diálogo com as demais secretarias”, afirmou Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para Mulheres.
Segundo a secretária, atualmente sua equipe trabalha na organização da nova pasta e no diagnóstico e aprimoramento dos equipamentos públicos ligados a ela. O trabalho será estruturado em três eixos: o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, a promoção da autonomia econômica e social das mulheres, com geração de renda e emprego, e a transversalidade, por meio da articulação de projetos com outras secretarias. Denise Dau apresentou também sua equipe, liderada pela Secretária-Adjunta, Juliana Borges, e pela Chefa de Gabinete, Claudia Lima.
A nova secretaria também pretende retomar a posição de pioneirismo da cidade na instituição de políticas de gênero, inspirando outras administrações municipais. “Temos o objetivo de estabelecer este espaço institucional para a mulher na maior prefeitura do país. A criação desta secretaria marca a história da mulher em São Paulo”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.
A ministra Eleonora Menicucci, da secretaria federal de Políticas para Mulheres, ofereceu à Prefeitura a experiência e o apoio do governo federal. “Acreditamos que 52% da população, e portanto 6 milhões de mulheres, são protagonistas estruturantes da cidade. A criação desta secretaria reafirma a igualdade de direitos no lugar onde as pessoas vivem, que é o município”, disse Eleonora. Durante o evento, houve ainda a leitura de uma saudação enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Marisa Letícia Lula da Silva.

 


 

 

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais