Sua fonte segura de informação

JORNAIS DA EMPRESA JORNALÍSTICA ACRM

Saúde

Cuidados ao contratar seguro do carro

Pesquisa e informação fazem parte dos cuidados para fechar um bom negócio


Contratar um seguro automotivo é quase tão importante quanto comprar o carro. Para evitar transtornos em caso de acidentes, furto ou roubo, tome alguns cuidados antes de contratar a sua seguradora.
Atente-se:
- Informação:
 
É sempre importante checar se o corretor e a seguradora possuem registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep.) pelo site. Antes de assinar qualquer documento, leia com atenção a minuta da proposta e as condições gerais do contrato.
- Pesquise sobre as seguradoras disponíveis:
Hoje em dia são muitas as empresas que oferecem este tipo de serviço no mercado, mas nem todas as seguradoras são confiáveis e algumas possuem até muitas reclamações e processos de consumidores insatisfeitos. A própria internet é um bom local para começar esta pesquisa e ver quais as melhores empresas do ramo, bem como saber aquelas que mais possuem queixas.
Mesmo que as seguradoras mais duvidosas ofereçam preços mais em conta, opte por contratar uma empresa de confiança porque senão o prejuízo pode ser maior futuramente.
- Pesquise propostas, coberturas e valores:
 
Compare as propostas. Não deixe de pesquisar preços e quais são os serviços prestados pela seguradora: abrangência da cobertura, exclusões e se há previsão de carro reserva. Após selecionar as melhores empresas para cuidar da proteção do seu veículo, fique de olho nos tipos de coberturas e preços oferecidos por cada uma, pois elas podem oferecer um serviço com o mesmo valor, mas com coberturas diferentes.
Peça ao corretor uma relação detalhada de tudo que está incluso na cobertura e dentro do valor passado antes de optar pelo melhor custo e benefício.
- Deixe o seguro mais em conta:
Mesmo que uma seguradora ofereça um número maior de serviços, será que você realmente precisa de tudo isso? Deixe seu seguro mais em conta optando pelo tipo de cobertura que realmente precisa.
Um exemplo comum é que se você tem mais de um carro, pode deixar de optar pelo carro reserva, pois caso o seu fique na oficina poderá contar com um veículo extra. Avalie todos os pontos oferecidos em cada cobertura e escolha o que realmente necessitar, pois assim seu seguro ficará ainda mais barato.
- Enchente e outros fenômenos da natureza: 
O cliente deve ficar atento às coberturas e exclusões. É bom saber se danos provocados por enchentes ou outros fenômenos da natureza, como queda de árvore, por exemplo, estão inclusos na cobertura. Se não estiverem, podem ser negociados.
- Prazos: O prazo para aceitação do seguro tem que ser especificado na proposta e não pode ser superior a 15 dias, contados da data do recebimento. Havendo recusa, o valor pago deverá ser devolvido com atualização até a efetiva restituição.
Será considerada como início da cobertura de risco a data indicada na proposta de seguro. Na falta desta, valerá a data do recebimento da proposta pela seguradora. Por isso, é importante que você exija o preenchimento correto do dia de assinatura do contrato.
O consumidor precisa relacionar e protocolar os documentos entregues à seguradora. Eles serão o comprovante em eventual descumprimento do prazo por parte do fornecedor.
Preenchimento do questionário:
 
A idade, o sexo e o local de estacionamento (se coberto ou não) são detalhes que contam no desconto sobre o prêmio. No preenchimento dos dados, a responsabilidade pela veracidade das informações é do cliente, por isso você mesmo deve responder o questionário de avaliação de riscos emitido pela seguradora.
Passe os dados corretos para o corretor:
Não adianta querer enganar o corretor mudando suas informações, pois mais tarde isso será descoberto e você perderá o direito à indenização, tendo gastado dinheiro à toa.
Um exemplo comum é o fato de alguém dizer que possui garagem a fim de o seguro ficar mais barato, mas deixa o carro estacionado na rua durante a noite e o veículo é furtado. Neste caso, o seguro não cobrirá os danos, pois se alegou que havia garagem, não haveria motivos para o veículo estar na rua de madrugada. Já pensou como seria então ter pagado o seguro o ano inteiro e não poder contar com ele quando precisar?
Mesmo que saia um pouco mais caro o serviço, use sempre a verdade na hora de fazer seu seguro a fim de contar com todas as indenizações e serviços que tem direito, caso venha a precisar.

 


Todas as Notícias

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© Riselda Morais