Disputa pela Prefeitura de São Paulo: Russomano lidera com 34%, Haddad com 18% continua em empate técnico com Serra 17%
Por: Riselda Morais
A disputa pela Prefeitura de São Paulo promete ficar cada vez mais acirrada nas últimas semanas de campanha, enquanto Celso Russomano se distancia cada vez mais do segundo e terceiro colocado nas intenções de voto, José Serra e Haddad brigam para disputar o segundo turno.O Ibope divulgou, nesta terça-feira (25), a quinta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Em relação a 4ª pesquisa, Russomanno passou de 35% para 34%, Serra foi de 19% para 17%, e Haddad, de 15% para 18%; petista e tucano estão em empate técnico.
5ª pesquisa:
Celsso Russomano (PRB) – 34% das intenções de voto
Fernando Haddad (PT) – 18%
José Serra (PSDB) – 17%
Miguel Chalita (PMDB) – 7%
(Soninha (PPS) – 4%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Em branco ou nulo – 10%
Não sabe – 8%
Na 4ª pesquisa Ibope, realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, divulgada na quinta-feira, (13/09) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00835/ 2012, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato Celso Russomano subiu quatro pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, passando de 31% para 35%, enquanto José Serra caiu um ponto percentual, de 20% para 19% e Fernando Haddad caiu de 16% para 15%, mantendo o empate técnico entre o petista e o tucano. Veja os números da pesquisa para todos os candidatos:
José Serra (PSDB) – 19%
Fernando Haddad (PT) – 15%
Gabriel Chalita (PMDB) – 6%
Soninha (PPS) – 4%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Ana Luiza (PSTU) – não pontuou
Anaí Caproni (PCO) – não pontuou
Miguel (PPL) – não pontuou
Levy Fidelix (PRTB) – não foi citado
Eymael (PSDC) – não foi citado
Em branco ou nulo – 13%
Não sabe – 6%
Em relação à pesquisa anterior, a rejeição de José Serra passou de 34% para 38%; Fernando Haddad, de 13% para 17%; Soninha, de 13% para 15%; Russomanno, de 8% para 12%; e Chalita passou de 8% para 9%. Confira os índices de rejeição de todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo:
José Serra (PSDB) - 38%
Fernando Haddad (PT) - 17%
Soninha Francine (PPS) - 15%
Levy Fidelix (PRTB) - 15%
José Maria Eymael (PSDC) - 15%
Paulinho da Força (PDT) - 14%
Celso Russomanno (PRB) - 12%
Anaí Caproni (PCO) - 10%
Gabriel Chalita (PMDB) - 9%
Minguel Manso Perez (PPL) - 9%
Ana Luiza (PSTU) - 9%
Carlos Giannazi (PSOL) - 8%.
Na simulação de um segundo turno com os três primeiros colocados Russomanno venceria se disputasse contra Serra ou Haddad, e Haddad venceria Serra. Os resultados dos três cenários foram: - Russomanno 52% x 25% Serra. - Russomanno 50% x 25% Haddad
- Haddad 37% x 33% Serra
“Quero continuar uma campanha limpa e justa”, diz Russomanno em nota oficial, sobre pesquisa Ibope

Após tomar conhecimento dos números da pesquisa Ibope de intenções de voto, na qual se consolida na liderança com 35% das intenções de voto, o candidato Celso Russomanno (PRB) enviou nota oficial a imprensa na qual enfatiza:
“Recebo mais uma vez o resultado da nova pesquisa Ibope com alegria e humildade. Quero continuar a campanha de forma limpa e justa, ouvindo a população e não realizando ataques pessoais, como os que estão acontecendo, tentando denegrir a minha imagem. Quero uma campanha de respeito ao cidadão da cidade de São Paulo, é assim que quero continuar o meu trabalho”, afirma Russomanno.
Na primeira pesquisa divulgada em 23/08, a Pesquisa Ibope mostrou Celso Russomano (PRB) com 25%, empatado tecnicamente com José Serra (PSDB), que tinha 26% das intenções de voto no primeiro turno, desde então Russomano assumiu a liderança na disputa.
“Quero dizer muito, mais muito obrigado mesmo à população dessa cidade maravilhosa que é São Paulo que está me acolhendo com tanto carinho nas ruas e apoiando a minha candidatura para Prefeito.
Não me canso de dizer obrigado às minhas madrinhas e padrinhos políticos e quero dizer que continuo recebendo esses resultados com muita humildade e determinação para fazer de São Paulo uma cidade melhor para todos”, afirma Russomanno. |
Haddad buscará apoio de todos os partidos da base da presidente Dilma Rousseff

Na segunda-feira, (17/09), Fernando Haddad (PT) comentou sobre o incêndio na Favela do Moinho : “A falta de chuva, o momento de baixa produção de moradia em São Paulo e a falta de preparo de brigadas dentro das favelas propicia isso. Tem que criar brigadas dentro das favelas, treinadas e equipadas, que não dependam da chegada de socorro para contornar ou pelo menos apaziguar situações como essa”, enfatizou.
Em seu primeiro dia de campanha no horário eleitoral gratuito, Haddad defendeu que: ““Para vencer os problemas de São Paulo, um prefeito não pode ter ideias tímidas, tem que ter pé no chão, um olhar voltado para os pobres e a classe média, mas também propor coisas novas e ousadas”, afirma.
Haddad que já tem o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, afirma que em um eventual segundo turno, buscará o apoio de todos os partidos da base da presidente Dilma Rousseff. Entre eles está o PR, que acaba de ganhar uma vaga do Senado devido à indicação de Marta Suplicy para o Ministério da Cultura. Antônio Carlos Rodrigues, que é vereador em São Paulo, era o suplente da senadora. |
José Serra se confraterniza com eleitores de São Mateus

José Serra (PSDB) e os membros da coligação Avança São Paulo estiveram, no sábado (15/09), a partir das 19 hs no bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo em confraternização com os eleitores e apresentando propostas para a região, sendo a de maior destaque, a do metrô: “Quem trabalha na Vila Mariana vai conseguir chegar em 20 ou 30 minutos em casa e assim vai ter mais tempo para ficar com a família, ir à igreja, descansar e rever os amigos. Isso vale ouro”, enfatizou Serra.
Em seu discurso, Serra prometeu concluir o Parque Linear de São Mateus, arrumar o Córrego dos Machados e criar cinco reservatórios para o Aricanduva, encerrou com a afirmação: “Não posso levar comigo a acolhida carinhosa que tive hoje. Mas levo dentro do meu coração” |
Gabriel Chalita pretende implantar o Expresso Zona Leste

Gabriel Chalita (PMDB) esteve no domingo, dia 16/09, no 10º Okinawa Festival na Vila Carrão e defendeu o incentivo a eventos que atraiam turistas a São Paulo.
De acordo com o candidato, grande parte da economia paulistana é movimentada por serviços ligados a acontecimentos culturais. “Precisamos nos preocupar com as novas fontes de geração de emprego”, disse ele.
Também no domingo, as 12hs, o candidato a prefeito de São Paulo Gabriel Chalita (PMDB) saiu do Metrô Artur Alvim em carreata pelas ruas do bairro, na Zona Leste da cidade.
O mais importante projeto de Chalita para São Paulo é o Expresso Zona Leste que visa cortar o tempo de viagem e desafogar o Metrô, seriam ônibus com sistema inteligente interligado aos semáforos que tem baixo custo e implantação rápida, vai ligar Itaquera à Sé em 30 minutos; segundo o proposta serão 25 linhas. |
|