Sua fonte segura de informação

Saúde

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash


Alda destaca trabalho das polícias Civil e Militar na redução da criminalidade em SP

Entrega do Prêmio Disque-Denúncia 2011 a policiais que se destacaram no cumprimento de seus deveres

Na quarta-feira (23), o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), realizou a entrega do Prêmio Disque-Denúncia 2011 na Federação do Comércio de Bens e Serviços de São Paulo (Fecomércio), região central da cidade.
Durante a solenidade, a prefeita em exercício de São Paulo, Alda Marco Antônio, destacou a importância do serviço para a redução da criminalidade. ”O Disque-Denúncia é um dos principais serviços que auxiliam no combate à violência em todo o Estado e, por isso, a Prefeitura de São Paulo agradece, principalmente, a dedicação dos policiais civis e militares que expõem as suas vidas para proteger os cidadãos”, afirmou.
O Prêmio Disque-Denúncia tem como objetivo reconhecer publicamente o trabalho dos policiais civis e militares que se destacaram durante o cumprimento de seus deveres, solucionando crimes com base em informações passadas pela população paulista ao Disque-Denúncia, pelo número 181. Seis batalhões da Polícia Militar e seis delegacias da Polícia Civil foram selecionados com base nos casos resolvidos nos últimos 12 meses. Além de uma placa comemorativa, os homenageados receberam também um notebook para uso das respectivas equipes. Houve também uma premiação para duas unidades de cada corporação na categoria destaque, pela resolução de crimes que representaram grande desafio para as autoridades. Representantes da 5ª Delegacia Seccional de Polícia da Capital Região Leste, do 1º Batalhão de Policiamento de Choque responsável pelos trabalhos da Rota e do 37º batalhão de Policiamento Militar da Região Metropolitana receberam como prêmio pacotes de viagens para duas pessoas.
No ar no Estado de São Paulo desde outubro de 2000, o Disque-Denúncia 181 foi criado por decreto estadual e funciona por meio de parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O serviço não utiliza recursos públicos, já que o seu modelo de financiamento está baseado em contribuições dos setores empresariais paulistas.
Em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Disque-Denúncia 181 tem capacidade para atender mais de 100 mil ligações telefônicas por mês, utilizando um software especialmente desenvolvido para o serviço. Os terminais de atendimento não possuem identificadores de chamada, o que garante o anonimato e o sigilo das denúncias que são registradas por uma central de atendimento e direcionadas imediatamente às autoridades competentes de acordo com o assunto . O prazo é de até 90 dias para um retorno sobre as providências tomadas por meio de um código alfanumérico que pode ser acompanhado. Além de ser uma ferramenta de apoio ao trabalho das polícias, fornecendo dados valiosos para a investigação e o combate ao crime, o Disque-Denúncia 181 é também um meio para que as pessoas possam exercer a sua cidadania denunciando atos criminosos que coloquem em risco a sua segurança e a dos outros.
O Instituto São Paulo Contra a Violência é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, que promove parcerias com setores público, privado e social, para a identificação e prevenção dos problemas que afetam a segurança dos cidadãos do Estado de São Paulo. Ele atua visando promover ações integradas em quatro áreas estratégicas: Segurança Pública, Justiça Criminal, Sistemas Correcionais (Sistema Penitenciário e Fundação Casa) e desenvolvimento das políticas sociais e urbanas de prevenção a violência e criminalidade.

Todas as notícias

 

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais