Fundação Tide Setubal abre inscrições para oficinas gratuitas em São Miguel
Estão abertas as inscrições para as oficinas promovidas por núcleos da Fundação Tide Setubal voltadas, principalmente, a moradores da zona leste da capital paulista. Há opções para diferentes faixas etárias, em diversas modalidades, todas gratuitas.
Para participar, o interessado ou seu responsável, no caso de menores de idade, deve ir pessoalmente ao local onde ocorrerá a respectiva formação — CDC Tide Setubal ou Galpão de Cultura e Cidadania, ambos localizados em São Miguel Paulista.
Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço.
Formação teatral e musical
O Núcleo ArteCulturAção interliga arte, cultura e cidadania, atuando em duas frentes de formação: teatro para iniciantes e música e luteria. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos locais onde acontecem os cursos até 5 de março.
Neste semestre, o módulo teatral volta-se para iniciantes, a partir de 13 anos de idade. As aulas acontecem no CDC Tide Setubal, no Jd. São Vicente, duas vezes por semana, à tarde.
As oficinas de música acontecerão no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jd. Lapenna. Há vagas para crianças, jovens e adultos, aprenderem a tocar violão, cavaquinho e bandolim. Na oficina Ritmos Brasileiros o foco é a percussão. Outra opção é o curso de canto coral, único só para crianças. As aulas de luteria se voltarão à confecção artesanal de viola caipira.
Oficina de culinária
Para quem quer se aprimorar na cozinha, inclusive com o propósito de fazer disso um negócio, o Programa Ação Família oferece, ao longo do ano, em parceria com o Sesi, módulos de culinária, no Galpão de Cultura e Cidadania.
Para cada curso, com quatro aulas e duração total de 10 horas, há 40 vagas, distribuídas em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. O primeiro, sobre receitas de Páscoa, recebe inscrições no dia 24 de fevereiro.
Posteriormente, serão oferecidas outras treze opções: sorvetes, comidas de boteco, brunch, confeitaria nacional, lembrancinhas comestíveis, pratos especiais de inverno, pães especiais, risotos, pratos tradicionais de forno, salgadinhos tradicionais de festa, docinhos de festa, cupcakes e receitas natalinas.
A Oficina Escola de Culinária desenvolve habilidades e também o empreendedorismo dos participantes. Com os novos conhecimentos, eles podem comercializar os produtos e gerar renda para suas famílias.
Espaço Jovem
Voltado exclusivamente a adolescentes entre 12 e 18 anos, esse núcleo promove encontros semanais para discussão e reflexão de temas como drogas, violência, sexualidade, família, entre outros, sempre de forma divertida, com bate-papo, música, teatro e passeios culturais.
A proposta é ajudá-los a refletir sobre suas escolhas e desenvolver um projeto de vida. Em 2012, as atividades acontecem no Galpão de Cultura e Cidadania, no período da manhã. São oferecidas 30 vagas. As inscrições já estão abertas.
Clube Escola no CDC Tide Setubal
Para alunos de escolas públicas da região de São Miguel Paulista, com 7 a 18 anos de idade, o Programa Clube Escola promove várias oficinas: futebol, basquete,vôlei, handebol, ginástica rítmica, circo e xadrez, aliando prática esportiva e formação cidadã. As atividades ocorrem no CDC Tide Setubal.
As inscrições estão abertas até o preenchimento de todas as vagas.
Onde acontece:
Galpão de Cultura e Cidadania
Endereço: Rua Serra da Juruoca, 112 – Jd. Lapenna, São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CDC Tide Setubal
Endereço: Rua Mário Dallari, 170 – Jd. São Vicente, São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Desde 2005, a Fundação Tide Setubal trabalha para contribuir com o desenvolvimento local sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.
Todas as relações e as atividades da Fundação são norteadas por quatro princípios: construção de uma sociedade justa e solidária, tendo como pressuposto a inclusão democrática e participativa de todos os segmentos sociais; respeito às diferentes temporalidades, pluralidades e diferenças culturais; valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade; valorização do trabalho voluntário.