Sua fonte segura de informação

Saúde

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash

Vila Zelina comemora o seu 84º aniversário

Vila Zelina

Tradicional bairro do distrito de Vila Prudente e reduto de imigrantes de países do leste europeu, a Vila Zelina começa a comemorar neste fim de semana o seu 84º aniversário de fundação. Os festejos se estendem até o dia 30 de outubro. Organizado pela AMOVIZA (Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro de Vila Zelina), o programa contará com diversas atividades, envolvendo comunidades de imigrantes e entidades da região.
O grande destaque do evento deste ano é a Noite de Gala, dia 29, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo e contará com apresentação de Ballet da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial no mundo de sua matriz na cidade de Moscou . No domingo, dia 30, a partir das 10h, acontece a aguardada festa na Rua Tobaiaras, com apresentação compacta do Bolshoi e de apresentações de grupos de danças folclóricas de diversas nações e números musicais por corais de imigrantes e descendentes, bandas musicais da região além da praça de alimentação com barracas de comidas típicas e de artesanato.
A extensa programação vai disponibilizar inúmeras atividades esportivas, culturais e de serviços voltados para a população.
Confira a programação completa no site www.amoviza.org.br
A Vila Zelina foi fundada em 27 de outubro de 1927 por onze comunidades de imigrantes do leste europeu como búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, húngaros, letonianos, lituanos, poloneses, russos, tchecos e ucranianos. Até os dias de hoje conserva fortes aspectos culturais dos países de origem. Imigrantes e descendentes ainda cultivam tradições e costumes dos países do leste europeu.
Na Vila Zelina e bairros vizinhos como Vila Bela e Vila Alpina encontram-se as Igrejas Católicas lituanas e ucranianas, igrejas Ortodoxas russas, Igreja Batista russa e Assembléia de Deus russa. As solenidades religiosas ainda são celebradas nos idiomas dos países de origem. Na parte de culinária há o famoso pão preto do leste europeu, rotisseries elaboram pratos típicos como o “vareniki”, o repolho e pepino curtido e o arenke defumado.
A tradição do artesanato é perpetuada entre gerações com destaque para as pinturas com motivos ucranianos em porcelana, as famosas “Matrioshkas”, arte em madeira, ovos pintados e bordados típicos. A arte é preservada através de grupos de danças e corais folclóricos como também através de músicos e seus instrumentos típicos.
Desde 2007 comemora-se o aniversário de fundação do bairro com oferta de culinária e artesanato típicos, além dos shows folclóricos. Atualmente o bairro está em processo de tematização de sua arquitetura para caracterizá-lo como Bairro do Leste Europeu de São Paulo. O objetivo de tornar-se mais um ponto turístico, cultural e gastronômico da cidade de São Paulo.

 

Todas as notícias

 

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais