Sua fonte segura de informação

Saúde

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash


80 anos do Centro de Assistência Social Brás Mooca

Centro social Mooca divulgação

No sábado (10) o prefeito Gilberto Kassab participou das comemorações de 80 anos do Centro de Assistência Social Brás Mooca, na Zona Leste. A entidade é conveniada da Prefeitura na área de Educação e atende 411 crianças de 0 a 4 anos em dois Centros de Educação Infantil (CEIs).
Para o prefeito esse tipo de parceria é uma das razões para o crescimento de crianças matriculadas em creche em São Paulo.”Essa é uma das creches indiretas da Prefeitura. Por meio desses convênios hoje temos 200 mil crianças matriculadas em creches da cidade. Desse total, cerca de 65 mil foram integradas à rede municipal, de acordo com a legislação que prevê a permanência da criança até 3 anos e 11 meses na creche. Estamos muitos felizes com a comemoração de 80 anos da entidade”, disse Kassab.
A história do Centro de Assistência Social Brás Mooca teve início em 1932, ano da Revolução Constitucionalista, quando a senhora Vicentina Ribeiro da Luz, conhecida como dona Yayá, o fundou.
A inauguração foi uma medida para ajudar as mulheres que começavam a trabalhar nas fábricas paulistanas enquanto seus maridos serviam o exército paulista.”Hoje a rede da Prefeitura já possui 200 mil crianças matriculadas, o que é um número bem expressivo se pensarmos que apenas 4% dos municípios brasileiros têm população superior ao número de crianças que São Paulo atende em creches. Muito desse crescimento se deve a parceiros de qualidade como o Centro Social Brás Mooca”, afirmou o prefeito.
A criação de um local para deixar os filhos durante a jornada de trabalho ajudou muitas mulheres a sustentar suas famílias, bem como ingressarem no mercado de trabalho. A procura por mão-de-obra aumentou gradativamente e alguns anos depois o presidente Getúlio Vargas obrigou todas as fábricas a terem uma creche.”Meu avô havia construido muitas casas aqui ao redor e devido à velhice quem passou a cobrar os aluguéis foi a minha tia Yayá. Quando vinha para cá ela ficava muito triste em ver tantas crianças pequenas sozinhas na rua sem ninguém para olhá-las. Então, meu avô disse a ela que fosse até as fábricas e fizesse um contrato com os donos para que as mães deixassem seus filhos na creche”, explicou Helena Morais Barros, sobrinha da fundadora do Centro de Assistência Social Brás Mooca.
O Centro de Assistência Social Brás Mooca fica na rua João Caetano 133, Mooca, Zona Leste, e funciona de segunda a sexta-feira das 6h30 às 17h30.

Todas as notícias

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais