Lixo nas ruas: um problema de falta educação
Foto: Riselda Morais |
 |
O descarte de lixo nas ruas da zona leste de São Paulo vem crescendo a cada dia. Basta caminharmos um pouco pelas ruas que nos deparamos com materiais de construção, móveis velhos e até mesmo lixo orgânico jogados nas calçadas.
O lixo nas ruas não só deixa a cidade mal vista, mas também atrai ratos e insetos que podem transmitir doenças graves, durante os períodos de chuvas colaboram para o entupimento das bocas de lobo causando inundações. É um problema que tem que ser mudado a partir da consciência das pessoas, principalmente dos mais jovens, pois são eles o futuro e repassando essa idéia todos conhecerão a importância de preservar as ruas limpas.
A cidade de São Paulo oferece 46 ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, como materiais que sobram de construção civil, restos de madeira, móveis velhos, metais, pneus ou até mesmo materiais recicláveis. Neles, o munícipe poderá descartar até um metro cúbico de entulho, o correspondente ao volume de uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho.
A média mensal de material recolhido nos 46 ecopontos da cidade é de 22 mil m³. Cada ecoponto funciona em horários determinados pelas subprefeituras, conforme a necessidade do local. Faça a sua parte, colabore com a limpeza do seu bairro. A consulta a relação de todas as unidades pode ser feita pela Central de Atendimento da Prefeitura (156), ou pelo site da Secretaria de Serviços www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/