Sua fonte segura de informação

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash

Saúde

IBCC realiza campanha para doação de plaquetas


O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), localizado na Mooca, é um dos principais centros de tratamento do câncer no Brasil. Durante o tratamento quimioterápico, a maioria dos pacientes precisam de transfusão de sangue e de plaquetas para continuar a luta contra a doença. A plaqueta é um componente do sangue, cuja principal função é participar do processo de coagulação sanguínea.
Os pacientes que recebem Quimioterapia têm diminuição do número de plaquetas, necessitando de transfusão de plaquetas para não terem sangramentos.
Para que o Serviço de Hemoterapia tenha plaquetas para as transfusões, é preciso que pessoas como você doem. Essa doação é absolutamente segura para o doador e pode ser feita com agendamento prévio. Para se tornar um doador de sangue ou de plaquetas, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa e bebidas alcoólicas doze horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto. As mulheres que desejam doar plaquetas devem nunca ter engravidado ou ter tido apenas uma gestação.
Após avaliação, o interessado já pode agendar sua doação de plaquetas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e comparecer ao hospital (av. Alcântara Machado, 2576, Mooca, São Paulo, SP). O doador de plaquetas pode doar com intervalos de até 48h. “É importante a participação de toda a comunidade. Quando a doação é específica de plaquetas é preciso apenas um doador para um receptor, e não sendo desta forma, os pacientes necessitam de seis doadores de sangue para suprir uma transfusão (dose).
Os pacientes necessitam de plaquetas para dar continuidade ao tratamento”, enfatiza o médico responsável pelo Serviço de Hemoterapia do IBCC, Dante Langhi.
O Serviço de Hemoterapia do IBCC foi inaugurado em maio deste ano e tem capacidade para atender toda a demanda de transfusão do hospital, além de coletas para criopreservação (congelamento a temperaturas muito baixas de células ou tecidos biológicos), armazenamento e infusão das células-tronco destinadas aos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea. O doador de plaquetas é tão importante quanto o doador de medula óssea para conseguir o sucesso no tratamento.


 

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais