Sua fonte segura de informação

Curta no fecebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash

Saúde

Atendimento de acupuntura pelo SUS tem crescimento de 272%

Estudos científicos e evidências clínicas por todo o mundo já confirmam que a acupuntura é indicada para o tratamento de doenças respiratórias, oftalmológicas, distúrbios da cavidade bucal, gastrointestinais, ortopédicos e neurológicos. O procedimento, de origem chinesa e praticado há mais de 2 mil anos, consiste na inserção de agulhas na pele com o objetivo de prevenir e tratar doenças, promovendo a saúde.
O médico acupunturista Márcio Rondinelli afirma que a técnica não é uma terapia mágica. “Como qualquer outro tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, pode proporcionar resultados bons, regulares ou ruins. Em alguns casos, pode diminuir o uso de medicamentos”, diz o médico especialista em dor do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), hospital vinculado ao Ministério da Saúde. Segundo o especialista, pacientes com dor crônica e aguda costumam superlotar as emergências, gerando gastos para o sistema público de saúde. “Sessões de acupuntura podem aliviar estas dores, reduzindo os custos dos serviços de saúde”, afirma.
Atendimento pelo SUS – Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem usufruir das sessões da acupuntura. Para garantir acesso gratuito da população às práticas alternativas, o Ministério da Saúde criou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) – instaurada conforme a Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006.
A política recomenda ações e serviços no SUS para a prevenção, promoção e recuperação da saúde com métodos não convencionais, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral dos pacientes. Fazem parte desses procedimentos a Homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, as Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e a Medicina Antroposófica e Termalismo Social – Crenoterapia.
Com a política nacional, o acesso da população a essas práticas na rede pública de saúde cresceu consideravelmente nos últimos anos.
Em 2012, foram realizadas mais de 850 mil sessões de acupuntura. Em 2010, foram 362.100, o que representa um crescimento de 272%.
No ano passado, foram aplicados cerca de R$ 1,9 milhão nos atendimentos em acupuntura.
Atualmente, 4.139 estabelecimentos de saúde ofertam serviços de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, sendo 908 estabelecimentos cadastrados para ofertar a prática da acupuntura. A população é atendida, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais e nos Núcleos de Apoio à Família (NASFs).


 

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais