Câmara aprova criação da Subprefeitura Sapopemba
 |
Os 290 mil habitantes do Sapopemba já podem comemorar uma conquista histórica.
A Câmara Municipal aprovou, dia 8 de maio, em segunda votação, o Projeto de Lei de Reforma Administrativa encaminhado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e que também cria a Subprefeitura Sapopemba, desvinculando-a dos distritos de Vila Prudente e do São Lucas.
Com a iniciativa, o prefeito cumpre uma promessa que assumiu quando era candidato. Uma das responsáveis pela implantação dessa subprefeitura é a vereadora Juliana Cardoso (PT) que, durante a campanha eleitoral, sensibilizou Haddad a incluir a sua criação no programa de trabalho do governo municipal.
Não é de hoje que moradores da região, sobretudo lideranças comunitárias, lutam pela sua implantação. Desde 1973, quando a Prefeitura instituiu as administrações regionais, Sapopemba reivindica, com justiça e méritos sua gestão compartilhada.
Ao longo dos anos, lideranças e moradores de diversos bairros do Sapopemba promoveram grandes manifestações públicas em prol de saneamento básico, pavimentação, iluminação, escolas, postos de saúde, transporte público de qualidade e outras melhorias.
O Sapopemba se caracteriza por ser uma região dormitório da cidade. Além disso, registra carência de rede de serviços públicos na área da saúde, educação e meio ambiente. Moradores da região ainda enfrentam enormes problemas estruturais e sociais.
Para a vereadora Juliana Cardoso, a luta valeu a pena. “As subprefeituras existem para aproximar o poder público do cidadão e para democratizar a administração pública”, disse. “Ninguém melhor do que o cidadão para cobrar e decidir o destino mais apropriado dos recursos públicos”.
Com o desmembramento, a atual subprefeitura Vila Prudente estará desafogando suas atribuições. Agora, Vila Prudente e São Lucas terão mais condições para aprimorar seus serviços com a população mostrando suas reais necessidades.“Essa é uma luta antiga que sempre fez parte da minha história e militância. Assim que fui eleita, essa foi uma das bandeiras do meu mandato. E agora a nossa reivindicação virou realidade”, acrescentou.