Sua fonte segura de informação

Saúde

Curta no facebook Facebook

Siga no twitter Twitter

Leia na íntegra em flash

IPEM-SP alerta para cuidados nas compras de Natal

Merecem atenção especial todos os enfeites de Natal, passando por brinquedos infantis e até os itens que deverão compor a Ceia.

As festas de final de ano incrementam de maneira significativa a venda dos comerciantes. Para garantir a melhor compra, no entanto, o consumidor deve estar bastante atento.
No caso dos produtos sazonais para as ceias de Natal e Ano Novo – como panetones, vinhos, espumantes, chester, peru, tender, presunto, pernil, pescados e carnes em geral, cereais, pães além de frutas in natura e secas, lentilha, entre outros produtos – é preciso verificar a indicação de peso/volume.
Tudo que é embalado - itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, conter informação de peso/volume. “O consumidor deve verificar a fidelidade das informações dispostas na embalagem dos produtos – tanto aqueles que vêm embalados diretamente da fábrica, como os que são manuseados ou fracionados pelo ponto de venda”, explica o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-SP), Alexandre Modonezi.
O superintendente ressalta que o consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifruti – para realizar a conferência. “Se o valor for menor ou igual que o conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está levando menor quantidade de produto que aquela pela qual está pagando, pois o peso da embalagem deve ser descontado”.
No caso dos brinquedos, dois aspectos são de fundamental importância para garantir que a diversão aconteça com segurança: a presença de classificação etária indicativa e o selo do Inmetro. “Se estas informações obrigatórias não estiverem na embalagem, o melhor a fazer é não adquirir o produto”. No caso dos pisca-pisca ou das mangueiras para iluminação de áreas externas, por exemplo, é importante observar se o plug está no padrão brasileiro (sextavado). “Além disso, devem trazer indicação de voltagem e amperagem, para que possam ser instalados de maneira adequada, garantindo a segurança das famílias”. Durante a segunda quinzena de novembro e todo o mês de dezembro, o IPEM-SP está intensificando a fiscalização destes produtos a fim de garantir que os consumidores adquiram os produtos de acordo com as normas nacionais. O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP para solicitar a avaliação do item, por meio do site www.ipemsp.com.br ou dos telefones 0800 0130522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail [email protected].

Todas as Notícias

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© 2011 Riselda Morais