Rota comemora 51 anos de combate ao crime no Estado de São Paulo

Rota

Créditos: SSP/SP

A unidade da PM atua com foco no policiamento tático, na escolta especial de presos, autoridades e valores e no controle de distúrbios civis

    Há exatos 51 anos a população paulista era beneficiada com a criação da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), que hoje é referência nacional e internacional no patrulhamento tático, atuando ainda na escolta especial de presos, de autoridades e de valores e no controle de distúrbios civis.

   A unidade especializada da Polícia Militar atua na Capital, na região metropolitana de São Paulo e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo em ocasiões específicas, como nos municípios litorâneos, durante a Operação Verão, e em Campos do Jordão, no inverno.

A unidade possui quatro companhias que compõem o 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) e os pelotões são treinados diariamente, com aulas teóricas e práticas, onde os policiais praticam os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), como técnicas de busca e abordagens, uso de algema e outras atividades.

  O efetivo é selecionado a partir de um processo de escolha apurado, que conta com uma entrevista com a participação de todos segmentos operacionais da unidade e um estágio extenuante, que exige o máximo da parte física, intelectual, profissional e emocional do candidato.

   O trabalho desenvolvido pelos 560 homens e mulheres e mais de 100 viaturas que integram a Rota, entre janeiro e meados de outubro, resultou na detenção de mais de 600 pessoas – 363 adultos presos, 43 adolescentes apreendidos e 211 procurados pela Justiça capturados.

Além disso, ainda foram apreendidos 102 veículos, mais de 1,3 tonelada de drogas, entre crack, cocaína, maconha e outros entorpecentes, além de R$ 799.470,84 em espécie recolhidos em ocorrências policiais. No mesmo período, ainda foram retiradas de circulação 98 armas de fogo ilegais.

   Os números são fruto da dedicação, empenho e expertise dos profissionais e também de todo aparato investido no combate à criminalidade, como equipamentos de última geração e viaturas blindadas que foram as mais novas aquisições do arsenal de implementos.

Tradução »