Missô-shiru com tofu, canja e sopa de tomate para fazer em casa
O inverno chegou ao fim e os dias cinzentos e chuvosos vão ceder espaço para as cores e as temperaturas amenas da primavera.
Mas enquanto o frio não passa, nada melhor do que preparar receitas nutritivas, reconfortantes e cheia de sabor para aquecer na transição das estações.
Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami, selecionou três receitas deliciosas que vão aquecer o corpo e a alma: missô-shiru com tofu, canja e sopa de tomate.
“Manter uma alimentação equilibrada é crucial durante o inverno. Com o sistema imunológico forte e saudável, é possível prevenir doenças relacionadas ao frio, por isso apostar em pratos quentes é uma excelente opção”, ressalta.
Além disso, a chef explica que, contendo os ingredientes ideais e sendo bem preparado, o prato pode ser uma refeição completa para quem deseja comer algo mais leve sem deixar o sabor de lado.
“Misturar texturas, sabores e aromas é uma ótima maneira de evitar que a sopa não fique sem graça no paladar. O ideal é apostar nas combinações. Por exemplo, na elaboração da sopa de tomate com grão-de-bico, tanto o tomate quanto o parmesão dão um gosto umami ao prato, responsável por prolongar o sabor na boca, o que permite uma experiência ainda mais saborosa”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.
Confira o passo a passo das receitas:


SOPA DE TOMATE COM GRÃO-DE-BICO

Receita de Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.
O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br