Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, no MIS

Riselda Morais

Michelangelo

A Criação de Adão é um dos afrescos centrais do teto da Capela Sistina. Divulgação

    Entre as comemorações do aniversário dos 469 anos da cidade de São Paulo, nesta quarta-feira 25, teve a abertura da exposição imersiva “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” que fica em cartaz até 30 de abril.
A exposição traz a reprodução do teto, parede e piso da Capela Sistina.
É sobre uma das mais lindas  e famosa obra de arte do mundo, os afrescos e esculturas pintadas de Michelangelo na Capela Sistina, que pertence ao Vaticano. Lá na Itália, trata-se de uma experiência inesquecível na qual, ao se olhar para o teto da Capela Sistina, para as esculturas pintadas de Michelangelo, se tem a impressão que elas flutuam e nos fazem sentir dentro da obra, da arte de Michelangelo.
No MIS, a sala de imersão traz projeções gigantes do teto e paredes da Capela Sistina com direito a reprodução dos mosaicos do piso. Os recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, promovem um mergulho dos visitantes nas obras de Michelangelo. Compõem a experiência de imersão, detalhes sobre cada grupo de afrescos criados pelo pintor renascentista italiano.
A mostra ocupa um espaço de mil metros quadrados, divididos em 14 salas expositivas nas quais o público conhecerá sobre a arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina.
Com curadoria do professor e historiador de arte Luiz Marques, a exposição traz informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para uma maquete e uma réplica da chave da Capela.
A reprodução em larga escala do ateliê de Michelangelo é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos.
Segundo informações do MIS, todos os itens da mostra são homologados pelas instituições italianas que preservam o legado artístico de Michelangelo.
A exposição pode ser visitada às terças, quartas, quintas, sextas e domingos das 10h às 18h; e aos sábados e feriados, das 10h às 19h. Apenas nas terças-feiras a entrada é gratuita.

Mais para você

Tour na terra dos Gigantes, uma viagem na história da Itália.

Pompeia: a cidade sob as cinzas do vulcão Vesúvio

Um Chianti em Siena, uma romântica cidade medieval!

Tradução »