Uso de máscaras de proteção passará a ser obrigatório em ônibus, Metrô e Trens de São Paulo

Medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (4). Caberá às empresas e aos prestadores de serviços fiscalizar e não permitir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no interior das estações, dos vagões e dos ônibus

feriado

Divulgação

Riselda Morais

  O uso de máscaras de proteção será obrigatório em todos os transportes públicos da cidade de São Paulo, a partir de segunda-feira (04/05). O anúncio foi feito pelo Governador João Doria e pelo Prefeito Bruno Covas, nesta quarta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes e os decretos Estadual e Municipal serão publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (30/04).

“Tenho certeza que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado de São Paulo para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais”, afirmou Doria.

   A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção será obrigatório para usuários do Metrô, trens da CPTM, ônibus municipais da PMSP, ônibus intermunicipais da EMTU nas regiões metropolitanas e dos ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp.

A medida faz parte das ações do Governo do Estado e das autoridades de Saúde para reduzir a velocidade de disseminação e contaminação da COVID-19 e foi anunciada com a presença do Secretário de Transportes Metropolitanos , Alexandre Baldy que afirmou: “Usar máscara é uma medida de cuidado pessoal e um gesto que demonstra respeito a quem está ao seu lado. Se todos colaborarem, vamos juntos vencer o coronavírus e sair dessa crise”, disse Baldy. 

Segundo o Governador, a fiscalização para que os usuários de transporte público não circulem no interior da estações, terminais de ônibus e interior dos trens e ônibus, sem máscaras de proteção, será de responsabilidade das empresas de transporte e prestadoras de serviços. “As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas, se identificarmos o não cumprimento desta determinação, depois da advertência serão multados”, enfatizou Doria.

 

 

Tradução »