Doenças cardiovasculares matam 34 pessoas por hora no Brasil, alerta o Ministério da Saúde
Riselda Morais
A pressão alta ou hipertensão arterial é o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos e o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, seja infarto, insuficiência cardíaca, perda de visão, AVC, insuficiência renal ou outras enfermidades. Estas enfermidades levam 34 pessoas a morte, por hora, no Brasil.
Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde mostram que em 2017, foram a óbito por doenças cardiovasculares, 302 mil pessoas, uma média de 829 mortes por dia.
Na sexta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão o Ministério da Saúde reforçou o alerta para os cuidados com a saúde a partir de hábitos alimentares saudáveis, reduzindo o sal para combater a hipertensão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para ter uma vida saudável, cada adulto consuma até 5 g de sal por dia, mas os brasileiros consomem mais que o dobro do recomendado, quase 12 g, sendo a maior parte do sal adicionado direto no prato, é o que diz a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE.
Quanto ao uso excessivo de sal e a percepção de consumo, a pesquisa Vigitel 2017 apontou que “embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram seu consumo de sal adequado”.
Ir ao médico e seguir o tratamento conforme a prescrição é o mínimo que o hipertenso deve fazer.
Atitudes que contribuem para uma vida mais saudável:
Mudanças de hábito é fundamental, a começar por reduzir o sal na alimentação ou até mesmo abandonar o consumo, praticar atividade física e perder peso.
Sendo o grande inimigo da hipertensão o cloreto de sódio, famoso sal, que aumenta a retenção de líquido e o volume sanguíneo, tirar o saleiro da mesa, não colocar sal sobre a salada e reduzir a quantidade do sal na hora de cozinhar alimentos é um começo.
– Abusar das ervas e tempero alho, cebola, salsa, coentro, cheiro-verde, louro, manjericão, hortelã, pimenta, limão, alecrim, noz-moscada, páprica, açafrão, curry, orégano, gengibre, etc e dar preferencia a alimentos in natura ou minimamente processados, frutas, verduras, legumes, laticínios com baixa gordura e carnes magras.
Alimentos que contem cálcio, magnésio e potássio como leite e banana que são grandes aliados no combate a hipertensão porque inibem a ação do sódio e reduzem a pressão arterial é uma ação pela vida.
– Usar molhos feitos em casa.
– Reduzir doces, carboidratos e gorduras.
– Eliminar alimentos industrializados, macarrão instantâneo, enlatados e conservas, embutidos, frios, biscoitos salgados, molhos prontos, sopas em pó e sucos de caixinha e saquinho etc.
– Conferir a tabela nutricional dos produtos e dar preferência a alimentos que possuam menos de 150mg de sódio.