Suicídio é tema de espetáculo teatral na Oficina Cultural Alfredo Volpi em Itaquera

Inspirada na obra “Psicose 4.48” de Sarah Kane, a produção parte de pesquisa que revela o crescimento alarmante do número de mortes por suicídio no mundo

 

“Eu estou recebendo ideias loucas na minha cabeça e acho que não sou capaz de detê-las. Pule!”. Um tanto quanto angustiante, o texto de Pule ou Ocorrência às 4h48, parte de investigação sobre o preocupante crescimento de casos de suicídio entre jovens no mundo.

    Os últimos dados do Ministério da Saúde revelaram que, em 2016, o Brasil registrou cerca de 11 mil e 400 mortes por suicídio, em média, um caso a cada 46 minutos. E a estimativa é que o número seja ainda maior, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país. Com uma reflexão sobre o tema, o espetáculo, o primeiro do Coletivo ERROR 404, fica em curtíssima temporada na Oficina Cultural Alfredo Volpi, de 9 a 17 de abril.

    Com dramaturgia de Dan Claudino, o enredo gira em torno de cinco jovens, cinco mentes psicóticas, cinco universos particulares: um intersexual, um soropositivo, um universitário, uma garota violada e um participante do jogo “A Baleia Azul”. Às 4h48, a lucidez e a desolação se encontram.

    Em noites quase insuportáveis, ficam latentes suas dolorosas relações com o delírio, o descontrole do gozo e o trágico do desejo em uma tentativa de comunicação com uma figura que está sempre ocupada.

Coletivo ERROR 404 surge como forma de resistência do teatro feito na periferia do extremo leste da cidade de São Paulo. Fundado em setembro de 2016 por jovens moradores da Cidade Tiradentes, o Coletivo se aprofunda em temas político-sociais, buscando sempre estabelecer um diálogo com o jovem periférico, sua realidade e seu entorno.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

9 a 12 de abril, terça a sexta, e 17 de abril, quarta-feira, às 20h.

Recomendação etária: 16 anos.

Gratuito. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

Tradução »