São Paulo libera uso de máscara ao ar livre

Riselda Morais

Uso de máscara

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Uso de máscara agora é, portanto, opcional em vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre

   O uso de máscara em ambiente aberto está liberado, mas permanece a obrigatoriedade em ambientes fechados.
Esta é a decisão anunciada pelo Governador João Doria, nesta quarta-feira (09) com base em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo.

 Mantendo até agora, a melhor cobertura vacinal do País, com mais de 101 milhões de doses da vacina aplicadas, São Paulo flexibilizou.

   Considerando a redução de 76,7% em novas internações e de 56% no número de óbitos do último mês, o Governador João Doria assinou decreto com efeito imediato.

   Torna-se portanto, opcional o uso de máscara em vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

Permite-se também a ocupação máxima nos estádios de futebol, bem como em eventos esportivos, culturais e de lazer.
No entanto é mantido o uso obrigatório de máscara em transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.   

   Com 90% da população vacinada, depois de mais dois anos e dois meses de pandemia e de muitas mortes por COVID, chega a flexibilização.

 “A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, informou Doria “É um novo momento na vida e no trabalho.”, conclui.

   De acordo com o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, São Paulo tem hoje uma “taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%”. Mas ao mesmo tempo que anunciou a redução o secretário fez um apelo “ precisamos que as pessoas continuem se vacinando”, disse.

Tradução »