Saiba quais são os cinco erros que o vestibulando não deve cometer durante a prova

Foto: Divulgação

      Estudar para as provas das faculdades mais almejadas do Brasil de forma assertiva não é tarefa fácil. O candidato precisa ter determinação e foco em ano de vestibular, superando seus limites para conseguir assimilar todo o conteúdo solicitado nas provas de seleção. Se mesmo ao estudar com afinco, você ainda tem dúvidas em algumas questões, não se preocupe, segundo o Poliedro, marca educacional reconhecida pelo elevado índice de aprovações em universidades públicas, é possível melhorar o rendimento nos estudos, aprendendo com os erros cometidos.

    Por meio da realização dos simulados baseados nos modelos dos vestibulares, entre erros e acertos, o candidato pode detectar suas falhas e aprender pontos fundamentais para a estratégia de realização das provas: quais matérias deve estudar mais, qual o modelo das questões, por onde começar, quanto tempo destinar à redação, como preencher o gabarito, entre outros.
    Com a prática e correção dos simulados, o estudante se acostuma a controlar o tempo a ser destinado a cada etapa da prova (exercícios, redação e gabarito), o que é preponderante para o sucesso. Por isso, o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar, indica as cinco falhas que podem ser identificadas e melhoradas com a realização de simulados e como evitá-las durante a prova. Confira:
1 – Conteúdo
Ter o conhecimento necessário é preponderante para conseguir uma vaga. No entanto, pode acontecer, por exemplo, de o estudante travar nas questões de Exatas e escrever mais do que o necessário nas questões dissertativas da prova da Humanas. Essa ação sinaliza que o candidato não está completamente preparado. Uma dica para prevenir esse problema é refazer exercícios e reler conteúdos relacionados aos erros cometidos.
2 – Interpretação
Um grande problema pode ser não entender uma questão, mesmo após diversas leituras. Para se precaver contra essa situação, Haidar recomenda que, além de grifar os principais pontos, destacando a parte importante, o vestibulando pratique enunciados extensos e exercite leituras complexas.
3 – Atenção Seletiva
Não prestar a atenção devida à questão por achá-la fácil e errar por besteira é uma falha comum dos vestibulandos. É preciso analisar minuciosamente o exercício, destacando dados e pontos importantes.
4 – Distração
No começo ou ainda no meio da prova, em geral, o candidato ainda mantém a cabeça ocupada com acontecimentos anteriores, fugindo da atual situação. Neste sentido, fazer exercícios mais fáceis e rápidos, logo no começo, pode ajudar a ter maior foco.
5 – Nervosismo/Ansiedade
    O estado emocional do estudante pode impactar no desempenho obtido. Começar pelas questões mais fáceis, deixando as difíceis para o tempo restante é uma estratégia assertiva também neste sentido e que pode auxiliar o candidato a ficar mais tranquilo no momento de preencher os exercícios de dificuldade elevada. Além disso, a prática de simulados e de provas semelhantes traz tranquilidade ao aluno no momento de, efetivamente, testar seu conhecimento.

      O Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2019, obteve pelo terceiro ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 75 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (86 aprovados) e 1.392 aprovações no Enem/Sisu 2019 (todos os cursos). O Poliedro teve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (157 aprovados), e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (51 aprovados) e no IME (130 aprovados).

Tradução »